Negócios

Outubro de 2010: Chinesa Geely conclui aquisição da Volvo por US$1,8 bi

O negócio é a maior aquisição no país asiático de uma montadora de veículos estrangeira

O acordo para compra da Volvo reflete o rápido crescimento da China na indústria automotiva (Divulgação/Divulgação)

O acordo para compra da Volvo reflete o rápido crescimento da China na indústria automotiva (Divulgação/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Última atualização em 8 de abril de 2020 às 10h10.

Pequim e Hong Kong - A chinesa Geely anunciou nesta segunda-feira a compra da Volvo, controlada pela Ford, por 1,8 bilhão de dólares, em um negócio que marca a maior aquisição no país asiático de uma montadora de veículos estrangeira.

Stefan Jacoby, ex-executivo da Volkswagen na América do Norte, será o novo diretor presidente da montadora. O presidente do conselho da Geely, Li Shufu, chamado de Henry Ford da China, chegou a ser indicado para ser chairman da Volvo.

O acordo reflete de muitas maneiras o rápido crescimento da China na indústria automotiva, depois que superou os Estados Unidos no ano passado como o maior mercado do mundo.

A Geely, que começou a fabricar carros em 1986, afirmou à Reuters na semana passada que havia recebido todas as aprovações governamentais necessárias para a compra da Volvo.

Com a conclusão da operação, o desafio da Geely será restaurar o lucro da Volvo no longo prazo. A Volvo teve receita de 12,4 bilhões de dólares em 2009 com a venda de 334 mil veículos, mas teve um prejuízo antes de impostos de 653 milhões.

O plano da Geely prevê a utilização do nome da marca sueca para produzir carros de luxo na China, enquanto manterá operações na Europa para abastecer o mercado internacional.

A Geely vai injetar 900 milhões de dólares em capital na Volvo, além dos 1,8 bilhão de dólares que já está pagando para comprar a empresa da Ford.

Os planos da montadora chinesa preveem que a nova fábrica da Volvo na China quase dobre a capacidade anual global de produção da companhia, que tem como meta vender 150 mil automóveis Volvo por ano no país asiático até 2015.

Leia mais notícias sobre a autoindústria

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAutoindústriaChinaEmpresasIndústriaIndústrias em geralMontadorasVolvo

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares