Negócios

Com aumento do trabalho remoto, Microsoft cresce 15% no trimestre

Companhia reportou faturamento de 35 bilhões e lucro de 10,8 bilhões de dólares; coronavírus "teve impacto mínimo" nas vendas

Microsoft: desempenho no trimestre foi impulsionado pelo software Windows e pelo aplicativo de trabalho online Teams (Mike Blake/Reuters)

Microsoft: desempenho no trimestre foi impulsionado pelo software Windows e pelo aplicativo de trabalho online Teams (Mike Blake/Reuters)

CI

Carolina Ingizza

Publicado em 29 de abril de 2020 às 19h42.

A Microsoft teve no primeiro trimestre faturamento acima do esperado por analistas. A empresa de tecnologia americana divulgou nesta quarta-feira 29 o seu balanço trimestral, no qual reportou ter faturado 35 bilhões de dólares, um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2019. O lucro, de 10,8 bilhões, aumentou 22%. A alta foi puxada pelo uso maior de computadores e softwares de trabalho remoto, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

Com a maior demanda por computadores e notebooks pessoais, a empresa vendeu mais licenças do Windows no período. Além disso, o aplicativo de trabalho online Teams teve uma demanda maior no período. Só em março, o número de videochamadas no serviço cresceu mais de 1.000%.

A divisão de serviços em nuvem cresceu 59% no período, abaixo da taxa de 62% do trimestre anterior. O faturamento da divisão cresceu 27%, totalizando 12,28 bilhões de dólares. Satya Nadella, presidente da Microsoft, diz que a transformação digital vista nos últimos dois meses equivale ao que seria normalmente feito em dois anos. "Nós estamos trabalhando junto com consumidores todos os dias para ajudá-los a se adaptar e manter abertos para negócios em um mundo totalmente remoto", disse Nadella em comunicado.

Os impactos negativos causados pela pandemia foram mínimos, segundo a empresa. O número de licenças de software vendidas desacelerou, principalmente para pequenos e médios negócios, e a quantidade de publicidade no Linkedin também diminuiu.

Acompanhe tudo sobre:MicrosoftBalançosCoronavírus

Mais de Negócios

Parque temático reproduz vila erguida pelos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, em 1875

Plataforma amplia serviços com foco nos empreendedores de pequeno porte, responsáveis por 30% do PIB

Esse gestor desafia conselho de Warren Buffett sobre estratégia de investimentos

Mestre e doutora, ela criou consultoria de comportamento que vai crescer 200% em 2025