Negócios

Congonhas e Santos Dumont terão reconhecimento facial

Projeto está em fase de testes e dispensa cartão de embarque ou documentos de identificação

Ponte aérea: projeto será implementado pela primeira vez de ponta a ponta entre Congonhas e Santos Dumont (Leandro Fonseca/Exame)

Ponte aérea: projeto será implementado pela primeira vez de ponta a ponta entre Congonhas e Santos Dumont (Leandro Fonseca/Exame)

GA

Gabriel Aguiar

Publicado em 14 de junho de 2021 às 19h02.

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), terá reconhecimento facial dos passageiros para os voos com destino (ou origem) ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Essa será o primeiro uso da tecnologia de biometria para a ponte aérea e faz parte do projeto Embarque + Seguro 100% Digital, que dispensa apresentação do cartão de embarque e de documentos de identificação.

O mundo segue mudando. Siga em evolução com a EXAME Academy.

Desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de tecnologia do Governo Federal, a novidade promete tornar os processos de embarque mais eficientes, ágeis e seguros. Antes desta aplicação entre as duas maiores cidades do país, o sistema foi colocado à prova em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

Esse teste terá três diferentes etapas: na primeira, os passageiros farão a validação dos dados e da foto junto à base de dados governamental; na segunda, será realizado o reconhecimento facial para acessar a sala de embarque de ambos os aeroportos; e, por fim, diretamente no portão de embarque, para ser realizada a última verificação das informações pessoais antes de entrar na aeronave.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto Santos DumontAeroportosAeroportos do BrasilAviaçãoDocumentação

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares