Negócios

Dívida da Petrobras cresce em R$ 74 bi com alta do dólar

Com dólar em 3,7, dívida da estatal cresceu 74 bilhões de reais, de acordo com a consultoria Economatica


	Petrobras: 83% das dívidas estão atreladas a moedas estrangeiras
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Petrobras: 83% das dívidas estão atreladas a moedas estrangeiras (REUTERS/Paulo Whitaker)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 5 de setembro de 2015 às 10h28.

São Paulo – Com a forte alta do dólar, a dívida da Petrobras teve um aumento de 74,8 bilhões de reais. O cálculo foi feito pela Economática a pedido do jornal Folha de S. Paulo.

No estudo, foi usada a cotação de um dólar para 3,7 reais. A desvalorização do real frente ao dólar preocupa nesse sentido. 83% do endividamento da Petrobras está atrelado a moedas estrangeiras – de acordo com o último dado oficial liberado pela empresa.

"Com o dólar caminhando para os 4 reais, a dívida da empresa explode", disse o analista independente Flávio Conde, do site Whatscall, à Folha de S. Paulo.

Cálculos desse analista mostram que cada centavo de desvalorização do real frente ao dólar é preocupante para a Petrobras. Em números: a cada dez centavos de desvalorização, ele calcula que a dívida da empresa cresça 10 bilhões de reais.

Cortes

Por conta dos problemas financeiros, a Petrobras vem trabalhando para poupar. Nesta semana, a direção divulgou comunicado sobre redução e suspensão de gastos.

Pelas contas da estatal, serão poupados 12 bilhões de dólares até 2019 – vale ressaltar que a empresa não explicou como chegará a essa economia.

Apenas em agosto, a Petrobras perdeu mais de 14 bilhões de reais em valor de mercado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoCâmbioDólarMoedasDívidas empresariais

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente