Negócios

Dono da Zara se torna brevemente o homem mais rico do mundo

Amancio Ortega, que transformou o grupo têxtil Inditex de uma pequena família de costureiros na maior empresa da Espanha, ultrapassou Bill Gates brevemente


	Amancio Ortega, bilionário que fundou a Inditex, proprietária da Zara: Ortega apareceu no ponto mais alto da lista de fortunas globais em tempo real da Forbes
 (Pascal Le Segretain/Getty Images)

Amancio Ortega, bilionário que fundou a Inditex, proprietária da Zara: Ortega apareceu no ponto mais alto da lista de fortunas globais em tempo real da Forbes (Pascal Le Segretain/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2015 às 16h30.

Madri - Amancio Ortega, que transformou o grupo têxtil Inditex de uma pequena família de costureiros na maior empresa da Espanha, ultrapassou Bill Gates nesta sexta-feira e se tornou brevemente o homem mais rico do mundo.

Embora um aumento de 10 por cento no preço das ações da Microsoft mais tarde nesta sexta-feira tenha colocado novamente o fundador da empresa de softwares no topo, a breve aparição de Ortega no ponto mais alto da lista de fortunas globais em tempo real da Forbes foi comemorada na Espanha como um marco.

Ortega transformou a Zara em um sinônimo de elegância para os econômicos, revolucionando o negócio de vestuário com seu modelo de "fast fashion".

Imitações acessíveis de designs de passarela podem ser transportadas das pranchetas para as lojas dentro de duas semanas, e vendedores ruins são retirados das lojas ainda mais rápido.

Em um momento na sexta-feira, a Forbes colocou a fortuna de Ortega em 79,9 bilhões de dólares, superando Gates. Mais tarde, graças a flutuações do euro, assim como a valorização da Microsoft, Gates tinha 79,3 bilhões de dólares e Ortega meros 78,5 bilhões de dólares.

Mas mesmo que ele consiga ou não deter o título de homem mais rico do mundo, a fortuna do empresário de 79 anos está florescendo, já que as ações da Inditex subiram quase 40 por cento neste ano.

Com uma capitalização de 104 bilhões de euros, o grupo é apenas a terceira empresa da história da Espanha a ser avaliada acima dos 100 bilhões de euros, após o banco Santander e a gigante de telecomunicações Telefonica, ambas muito atrás no ranking atualmente.

Acompanhe tudo sobre:Amancio OrtegaBill GatesEmpresáriosEmpresasListas da ForbesMicrosoftPersonalidades

Mais de Negócios

Como a Nestlé usa IA para 'rastrear' 700 mil cápsulas de café por dia no Brasil 

Veja os dois erros que podem afundar sua ideia de negócio, segundo professora de Harvard

Herdeira do Walmart e mulher mais rica do mundo inaugura faculdade de medicina nos EUA

Startup fundada por dois ex-MIT atinge US$ 300 milhões em valuation com apenas dois anos de vida