Negócios

Horst Paulmann Kemna, fundador da Cencosud, morre aos 89 anos

Morte do fundador da Cencosud, controladora da rede atacadista e de outras empresas no Brasil, foi anunciada pela em um comunicado, nesta terça-feira

Horst Paulmann: fundador da Cencosud (Cencosud/Divulgação)

Horst Paulmann: fundador da Cencosud (Cencosud/Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 11 de março de 2025 às 15h49.

Última atualização em 11 de março de 2025 às 19h42.

Horst Paulmann Kemna, fundador e presidente honorário da Cencosud, morreu nesta terça-feira, 11, aos 89 anos. Ele teve mais de 60 anos de atuação na indústria de varejo. No Brasil, a companhia chilena é controladora da rede Giga Atacado, Mercantil Atacado, GBarbosa e outras empresas.

A companhia divulgou um comunicado informando a morte do empresário, que esteve envolvido na transformação do setor de supermercados, shopping centers e varejo na América Latina.

Empreendedor desde criança

Horst Paulmann nasceu em 22 de março de 1935, em Kassel, Alemanha. Após a Segunda Guerra Mundial, sua família emigrou para a Argentina e, em 1950, se estabeleceu em Temuco, no Chile.

Na Argentina, começou a trabalhar aos 13 anos como telefonista em Buenos Aires e, posteriormente, ajudou seu pai na fabricação de berços e brinquedos de madeira. Em 1952, a família adquiriu um restaurante de 160 metros quadrados em Temuco. Após a morte de seu pai em 1955, ele e seu irmão Jürgen assumiram o controle do negócio familiar.

Em 1962, decidiram fechar o restaurante e abrir o "Las Brisas", o primeiro supermercado de Temuco. Nos anos seguintes, o supermercado expandiu para outras cidades.

Na década de 1970, Paulmann começou a atuar de forma independente, adotando o conceito de supermercados de autosserviço, inspirado em modelos europeus. Em 1976, inaugurou o primeiro hipermercado Jumbo, em Santiago, com 4 mil metros quadrados, o maior do Chile na época.

Fundação da Cencosud

Com o sucesso do Jumbo, Paulmann fundou a Cencosud S.A., que se tornaria uma das maiores empresas de varejo do Chile. Em 1982, a companhia iniciou sua expansão internacional, chegando à Argentina.

Nos anos seguintes, a Cencosud diversificou suas operações, incluindo lojas de departamento (Paris), home centers (Easy) e shopping centers (Cenco Malls), com presença no Chile, Peru e Colômbia.

A abertura de capital em 2004 permitiu a expansão para o Peru, Brasil e Colômbia, com aquisições de redes como Disco, Vea, Makro e Basualdo (Argentina); GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini, Mercantil Atacado e Giga Atacado (Brasil); Carrefour (Colômbia); e Metro e Wong (Peru).

Em 2022, a Cencosud entrou no mercado dos Estados Unidos com a aquisição da rede The Fresh Market.

Paulmann presidiu a Cencosud até 2021, quando passou o comando para sua família, que deu continuidade ao legado empresarial. Mesmo após sua aposentadoria, ele continuou acompanhando as operações da empresa.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosAtacadoSupermercados

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares