Negócios

Edição impressa do 'JB' deixará de circular dia 1º de setembro

Rio de Janeiro - Com 119 anos de história, a edição impressa do "Jornal do Brasil" deixará de circular no dia 1º de setembro e só será mantida sua versão online, informaram hoje seus proprietários. O jornal perdeu milhares de assinantes nos últimos anos como consequência das contínuas mudanças na redação e de seus graves […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Rio de Janeiro - Com 119 anos de história, a edição impressa do "Jornal do Brasil" deixará de circular no dia 1º de setembro e só será mantida sua versão online, informaram hoje seus proprietários.

O jornal perdeu milhares de assinantes nos últimos anos como consequência das contínuas mudanças na redação e de seus graves problemas financeiros.

Fundado em 1891, o jornal chegou a alcançar uma tiragem de 150 mil exemplares diários em seus melhores tempos, mas ultimamente sua circulação caiu para 21 mil.

O empresário Nelson Tanure, que controla o "JB", anunciou o fim da edição impressa em um anúncio de duas páginas publicado hoje no jornal.

"O 'Jornal do Brasil', coerente com sua tradição de pioneirismo e modernidade, se coloca mais uma vez à frente de seu tempo. A partir de 1º de setembro de 2010 o 'JB' passa a ser o primeiro jornal 100% digital", aponta o anúncio divulgado na versão impressa, sem fazer menção a problemas financeiros.

A direção do jornal assegurou que os leitores consultados sobre a decisão aprovaram a medida, e terão que pagar R$ 9,90 mensais para ter acesso à edição na internet.

"Lamentamos pelo passado do 'Jornal do Brasil' como uma referência no jornalismo brasileiro e uma grande escola de jornalistas. Mas isso ocorreu por equívocos empresariais", afirmou o diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, ao descartar que o setor esteja enfrentando uma crise.

"A circulação dos jornais no Brasil vem crescendo, à exceção do ano passado, devido à crise, mas em 2010 vai voltar a aumentar. No Brasil, há muito espaço para a leitura dos jornais crescer", acrescentou Pedreira, que considera o caso do "Jornal do Brasil" como isolado.

Segundo a ANJ, a circulação média dos jornais no Brasil cresceu 31% entre 2004 e 2008, mas caiu 3,46% no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasInternetMetrópoles globaisMídiaRio de JaneiroServiçosServiços online

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares