Negócios

Eletrosul receberá financiamento de banco alemão

Montante será destinado à construção da pequena central hidrelétrica (PCH) Santo Cristo, localizada entre os municípios de Lages e Capão Alto, em Santa Catarina


	Euro: banco alemão já havia anunciado financiamento a projetos liderados pela Eletrosul
 (AFP)

Euro: banco alemão já havia anunciado financiamento a projetos liderados pela Eletrosul (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2014 às 16h45.

São Paulo - O banco de fomento alemão KfW Bankengruppe concederá financiamento de 60 milhões de euros à Eletrosul, uma empresa do grupo Eletrobras.

O montante será destinado à construção da pequena central hidrelétrica (PCH) Santo Cristo, localizada entre os municípios de Lages e Capão Alto, em Santa Catarina.

O acordo foi formalizado nesta sexta-feira, 23, em Florianópolis.

A construção da usina terá início no segundo semestre deste ano e a previsão de início das operações é para o ano de 2016.

A PCH terá capacidade instalada de 19,5 megawatts (MW), volume suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 143 mil habitantes.

O banco alemão já havia anunciado, no início deste ano, o financiamento de 100 milhões de euros a projetos de geração eólica e solar fotovoltaica liderados pela Eletrosul.

Desse total, aproximadamente 66 milhões de euros serão destinados à segunda ampliação do Complexo Eólico Cerro Chato, em Sant'Ana do Livramento (RS).

Serão implantadas no local mais três usinas com capacidade de 48 MW. O empreendimento tem outros 168 MW em operação e implantação, segundo a Eletrosul.

Os recursos do KfW Bankengruppe são provenientes do Programa Aberto, iniciativa prevista pelo Ministério de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), e estão inseridos no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

"O KfW tem sido um importante parceiro da Eletrosul na concretização de projetos de geração de energia renovável e alternativa, como é o caso da usina fotovoltaica de 1 megawatt-pico (MWp) implantada na sede da empresa em Florianópolis, que está operando em testes, e as PCHs João Borges (19 MW) e Barra do Rio Chapéu (15,15 MW), já em operação no interior de Santa Catarina", destacou a Eletrosul em comunicado.

Os contratos entre KfW e Eletrosul para esses empreendimentos somaram aproximadamente 65,4 milhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasHoldingsBancosEstatais brasileirasEnergia elétricaEmpresas estataisServiçosEletrobrasFinançasEmpréstimosacordos-empresariais

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância com divisão global da Kraft Heinz’, diz presidente

O paulista e o catarinense que vão faturar R$ 250 milhões com churrasco 'tipicamente' gaúcho

Esta startup mirava construir a 1ª estação espacial do mundo, mas agora luta para pagar as contas