Negócios

EPL deve definir até fim do mês traçado do TAV

Com a definição do traçado, processos de licenciamento ambiental e desapropriação terão seguimento


	A EPL analisa instalar a estação do trem-bala de São Paulo na estação Água Branca
 (Giorgio Cosulich/Getty Images)

A EPL analisa instalar a estação do trem-bala de São Paulo na estação Água Branca (Giorgio Cosulich/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 19h25.

São Paulo - A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pretende definir até o final deste mês o traçado, com a localização exata das estações, do Trem de Alta Velocidade (TAV), informou Hélio Mauro França, diretor da EPL.

Ele destacou que a empresa vem realizando reuniões com representantes dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e das cidades que devem receber as estações - Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A EPL também se encontrou com representantes dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), tendo em vista a previsão de estações integradas a eles.

De acordo com França, essas definições são importantes para dar seguimento aos processos de licenciamento ambiental e de desapropriação. Além da integração com os aeroportos, a EPL analisa a conectividade com outros sistemas de transporte nas cidades, que facilitem a acessibilidade da população e a exploração patrimonial na estação e no entorno.

A estação da cidade de São Paulo é considerada uma das mais complexas. Depois de estudar e descartar a localização da Estação da Luz e na Barra Funda, e ter optado inicialmente pela instalação no Campo de Marte, a EPL vem analisando a estação Água Branca, onde ela se conectaria com linha da CPTM e futuros trens regionais de passageiros.

Além disso, a estação em Aparecida voltou à discussão, após ter sido retirada do projeto. "O projeto executivo vai contemplar Aparecida", assegurou França.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaLogísticaTransportestransportes-no-brasilTrem-balaFerroviasTrensTransporte público

Mais de Negócios

CEO da Amazon diz qual é a habilidade nº 1 para ter sucesso na era da IA — e não é tecnologia

O plano de R$ 5,6 bilhões do maior delivery do mundo para o Brasil: 'Taxa zero é insustentável'

‘Viemos para ficar. O nosso compromisso com o Brasil é de longo prazo’, diz CEO da H&M no Brasil

‘Brasil pode se tornar um dos mercados mais importantes da H&M no mundo’, diz CEO global da H&M