Amol Kohli, Presidente da BRIX Holdings (Fonte: LinkedIn | Reprodução)
Redatora
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 17h59.
Aos 15 anos, Amol Kohli servia mesas no restaurante Friendly’s, em uma pequena cidade na região da Filadélfia.
Recebia US$ 5 por hora e fazia de tudo, como cozinhar, limpar e atender clientes. Duas décadas depois, ele assinou o contrato de compra de toda a rede, incluindo sua controladora, a Brix Holdings, e outras seis marcas do setor de alimentação.
A operação envolveu dezenas de milhões de dólares e consolidou Kohli como um dos novos líderes de franquias norte-americano.
A trajetória de Amol mostra como o domínio de fundamentos financeiros e a capacidade de captação de recursos podem transformar um funcionário de base em dono de um conglomerado multimarcas. As informações foram retiradas da CNBC Make It.
A história de Kohli não é apenas inspiradora, mas também financeiramente estratégica. Mesmo após ingressar na universidade para cursar Finanças e Marketing, ele continuou trabalhando em unidades da Friendly’s nas férias, usando esse tempo para entender os bastidores do negócio.
Durante a graduação, aprendeu a lidar com folha de pagamento, seguros, custos operacionais e gestão de franquias. E, ao concluir o curso em 2011, optou por não seguir para o mercado financeiro tradicional.
Em vez disso, assumiu o cargo de gerente regional da rede e, anos depois, apostou suas economias, cerca de US$ 250 mil, na compra de sua primeira franquia da Friendly’s.
Com o fechamento da aquisição, Kohli passou a controlar não apenas a Friendly’s, mas outras diversas marcas.
No total, são mais de 250 unidades de alimentação sob a gestão da Legacy Brands International. Kohli agora atua como franqueador e ele detém a marca, os contratos e a gestão estratégica das redes, mas não opera diretamente nas lojas.
Amol Kohli não seguiu o caminho convencional da carreira em finanças. Em vez disso, aplicou seus conhecimentos acadêmicos em um setor em crise, apostou em uma marca tradicional e construiu uma empresa de médio porte com ambições de expansão.
Mais do que sorte ou momento certo, sua jornada é resultado de disciplina financeira, leitura de mercado e conhecimento profundo da operação. Hoje, lidera uma companhia diversificada, com potencial de crescimento, e inspira profissionais a verem oportunidades onde muitos enxergam apenas desafios.
Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.
EU QUERO PARTICIPAR DE TREINAMENTO VIRTUAL COM CERTIFICADO SOBRE FINANÇAS