Negócios

Fabricante de vodca Absolut deixará de exportar para Rússia por ameaças de boicote

Um porta-voz do Pernod Ricard, grupo francês proprietário da The Absolut Company, disse que a decisão só afeta a Absolut e não a outras marcas do grupo, número 2 mundial em bebidas alcoólicas

A decisão foi muito criticada por vários políticos, até pelo primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, que expressou sua "decepção" (AFP/AFP Photo)

A decisão foi muito criticada por vários políticos, até pelo primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, que expressou sua "decepção" (AFP/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 18 de abril de 2023 às 11h39.

O fabricante sueco de bebidas alcoólicas The Absolut Company anunciou nesta terça-feira, 18, que deixará de exportar para a Rússia sua vodca, uma das mais vendidas no mundo, após a marca receber ameaças, nas redes sociais, de boicote na Suécia.

A empresa "decidiu interromper a exportação de sua marca para a Rússia", anunciou em nota, invocando a necessidade de proteger seus funcionários e parceiros "diante das críticas massivas em todas as suas formas".

Decisão da The Absolut Company

Um porta-voz do Pernod Ricard, grupo francês proprietário da The Absolut Company, disse que a decisão só afeta a Absolut e não a outras marcas do grupo, número 2 mundial em bebidas alcoólicas.

Na semana passada, o Pernod Ricard confirmou à AFP que havia retomado suas exportações de álcool para a Rússia, depois de suspendê-las inicialmente devido à invasão da Ucrânia.

A decisão foi muito criticada por vários políticos, até pelo primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, que expressou sua "decepção".

Pernod Ricard justificou sua decisão pela retomada das exportações como medida para proteger seus funcionários na Rússia e pela decisão de Moscou de permitir importações de álcool sem permissão, "esquivando-se das sanções".

Estas explicações não convenceram a Suécia, onde vários bares e restaurantes famosos de Estocolmo deixaram de vender produtos Pernod Ricard.

Acompanhe tudo sobre:AbsolutExportaçõesRússia

Mais de Negócios

Fundadores da Mistral AI entram para ranking de bilionários na França

Inflação da saúde deve gerar maior alta de custos em 15 anos nos EUA

Elon Musk retoma o topo da lista dos mais ricos do mundo em disputa bilionária com Larry Ellison

Mulher de 50 anos transformou passatempo com os filhos em um negócio de US$ 1 bilhão