Negócios

Fundo compra quantidade recorde de cacau

Preço da fruta disparou após um fundo de investimento comprar de uma vez o equivalente a 7% da produção mundial

Um fundo de investimentos comprou uma quantidade maciça de cacau, provocando um aumento recorde dos preços (AFP/Yuri Cortez)

Um fundo de investimentos comprou uma quantidade maciça de cacau, provocando um aumento recorde dos preços (AFP/Yuri Cortez)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

Londres - Um fundo de investimentos comprou na semana passada uma quantidade maciça de cacau, provocando um aumento recorde dos preços e uma polêmica sobre a especulação que afeta o mercado de alimentos, segundo informaram publicações da imprensa.

De acordo com informações de mercado relatadas pelo jornal Financial Times e pela agência Dow Jones Newswires, o fundo especulativo britânico Armajaro adquiriu na semana passada 240.100 toneladas de cacau.

Trata-se da maior quantidade de cacau entregue em 14 anos no mercado de alimentos londrino do NYSE Liffe, por um valor total de 1 bilhão de dólares.

Presidido por Anthony Ward, um ex-presidente da Associação Europeia de Cacau (que reúne os principais players do mercado), o fundo fez a compra através de várias corretoras e bancos que atuam nos mercados de commodities, entre eles o BNP Paribas.

Ao ser questionado pela AFP, Armajaro não quis fazer comentários.

Essa entrega corresponde, segundo Laurent Pipitone, chefe da Organização Internacional de Cacau (ICCO), a 7% da produção mundial de cacau, e 15% dos estoques mundiais, e 25% dos estoques europeus.

Apesar de ser perfeitamente legal, a operação contribuiu, segundo os profissionais do setor, para uma alta dos preços do cacau a um nível nunca alcançado em 33 anos, o que beneficiou a Armajaro, que pôde vender o produto a um preço maior.

Acompanhe tudo sobre:Trigoaplicacoes-financeirasAlimentosMercado financeiroVendasFundos de investimento

Mais de Negócios

38 franquias baratas a partir de R$ 4.990 para trabalhar em cidades pequenas (e no interior)

Quais são os maiores supermercados do Rio Grande do Sul? Veja ranking

Brasileiro mais rico trabalhou apenas um ano para acumular fortuna de R$ 220 bilhões

Quais são os maiores supermercados do Nordeste? Veja quanto eles faturam