Negócios

Gol cai para 7º no ranking mensal de vendas de veículos

O Palio voltou a ser carro mais emplacado do mês, seguido pelo Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Uno, Ford Ka e Volkswagen Fox


	VW Gol: queda no ranking em janeiro pode ser consequência do chamado efeito "rapel", dizem analistas
 (Divulgação)

VW Gol: queda no ranking em janeiro pode ser consequência do chamado efeito "rapel", dizem analistas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 16h56.

São Paulo - Após perder para o Palio em 2014 o posto de carro mais vendido do ano depois de 27 anos na liderança, o Gol caiu de primeiro para sétimo lugar no ranking mensal de vendas na passagem de dezembro para janeiro.

Segundo apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, com fontes do setor, com base em dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o Palio voltou a ser carro mais emplacado do mês, seguido pelo Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Uno, Ford Ka e Volkswagen Fox.

O modelo da Fiat retomou a liderança mensal em janeiro ao emplacar 14.432 unidades, quase 6,5 mil a mais do que os 7.866 modelos do Gol licenciados no primeiro mês deste ano.

O Palio estava no topo do ranking mensal desde julho do ano passado, mas, em dezembro, foi ultrapassado pelo hatch da Volkswagen.

Essa ultrapassagem, contudo, não foi suficiente para garantir a liderança anual, e o Gol encerrou 2014 como 2º carro mais vendido, perdendo para o Palio por uma diferença de 385 unidades.

"Rapel"

Para analistas do setor automotivo, essa queda no ranking do Gol em janeiro pode ser consequência do chamado efeito "rapel".

A prática consiste em emplacar carros do estoque sem que eles tenham de fato sido vendidos.

Normalmente, as concessionárias recorrem a esse método no fim do mês, para que possam contabilizar as unidades licenciadas no balanço e, dessa forma, conseguir atingir a meta mensal de vendas.

"Em dezembro, o Gol emplacou mais do que o Pálio. Acho que a Volks deve ter feito rapel e ficou com estoque emplacado nos pátios das concessionárias", aponta Julian Semple, consultor da Carcon Automotive.

Procurada pelo Broadcast nesta manhã, a Volkswagen atribuiu a queda à "falta de oferta do modelo" causada pela greve que afetou a fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, no início do mês passado.

O ranking dos 10 mais vendidos em janeiro ficou assim: 

Posição Modelo/Marca Unidades vendidas
1 Palio/Fiat 14432
2 Onix/GM 13462
3 Hb20/Hyundai 8962
4 Uno/Fiat 8588
5 Ka/Ford 8229
6 Fox/VW 8225
7 Gol/VW 7866
8 Prisma/GM 7772
9 Siena/Fiat 7194
10 Up!/VW 6780

*Matéria atualizada às 17h56

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas alemãsIndústriaIndústrias em geralMontadorasVeículosVendasVolkswagenVW Gol

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares