Negócios

Assaí é a bandeira que mais cresceu no Grupo Pão de Açúcar

"Entramos em regiões onde a população não tinha acesso a esse modelo", afirmou presidente da rede


	Assaí: "Entramos em regiões onde a população não tinha acesso a esse modelo", afirmou presidente da rede
 (Divulgação)

Assaí: "Entramos em regiões onde a população não tinha acesso a esse modelo", afirmou presidente da rede (Divulgação)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 12 de maio de 2016 às 09h15.

São Paulo - Nos últimos trimestres, o foco do Grupo Pão de Açúcar havia sido principalmente o modelo de proximidade, com as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra.

As lojas de bairro custam menos e estavam mais próximas do consumidor. Além disso, a loja Minuto Pão de Açúcar, por ser voltada para as classes AB, também tem uma rentabilidade maior.

No entanto, esse ano o formato que mais cresceu foi justamente o oposto, o maior em espaço de vendas do grupo. O atacarejo Assaí alcançou receitas de R$ 3,15 bilhões, 36,2% maiores do que no mesmo trimestre do ano anterior.

O formato tem a maior área construída dentro do grupo, voltado tanto para pequenas e médias empresas que revendem seus produtos quanto o consumidor final.

Esse trimestre, o Assaí se tornou a bandeira com a maior participação nas vendas totais, com 32% de participação nas receitas. No último trimestre de 2015, foram abertas 7 lojas e, para 2016, estão previstas de 12 a 15 novas unidades.

"Entramos em regiões onde a população não tinha acesso a esse modelo. Por isso o desempenho das novas lojas tem crescido tão rápido", afirmou Belmiro Gomes, presidente da rede.

De acordo com ele, a crise também tem um papel no crescimento da bandeira, com mais pessoas procurando os menores preços.

O segmento alimentar foi mais resistente à crise dentro do grupo, tendo crescido 10,9%, ao contrário do setor de eletroeletrônicos e móveis, que decaiu 5,5%, afirmou Ronaldo Iabrudi, diretor-presidente da empresa.

Confira no gráfico abaixo o número de lojas de cada modelo nos últimos trimestres. As lojas de Proximidade incluem Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra.

//e.infogr.am/01acc720-5a20-4a20-818f-4307868efb45?src=embed

 

Preços extremamente agressivos

O Extra colocou em prática uma estratégia agressiva de preços. Desde março, a estratégia 1, 2, 3 Passos da Economia oferece mais de mil produtos com descontos progressivos começando em 20%.

A varejista espera que, dessa forma, o fluxo de pessoas aumente nas lojas da bandeira, tanto em hipermercados quanto supermercados.

A empresa está firmando acordos com fornecedores, para decidir quais produtos serão vendidos com desconto.

Ainda que o preço mais baixo possa impactar tanto a varejista quanto o fornecedor, Luis Moreno, presidente da categoria Multivarejo, acredita que o aumento do volume irá compensar essa perda.

"O aumento de fluxo e de itens na cesta irá diluir o custo e melhorar a rentabilidade", disse ele.

"Hoje, os consumidores vão a diferentes mercados buscando as melhores ofertas. Queremos que saibam que podem fazer a compra do mês aqui, poque há produtos com descontos em todas as categorias."

Confira abaixo as receitas de cada segmento do Grupo Pão de Açúcar. O Multivarejo inclui as bandeiras Pão de Açúcar, Extra, Minuto Pão de Açúcar e Minimercado Extra.

//e.infogr.am/9a7789a1-7eb5-4bef-95a5-0d81806cf2ba?src=embed

Acompanhe tudo sobre:AssaiComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas francesasExtraGlobexPão de AçúcarSupermercadosVarejoVia Varejo

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares