Negócios

Honda é 1ª montadora japonesa exportadora líquida dos EUA

Honda exportou mais carros dos Estados Unidos a outros países do que importou ao país


	Honda: montadora investiu mais de 2,7 bilhões de dólares na expansão de suas fábricas norte-americanas nos últimos três anos
 (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

Honda: montadora investiu mais de 2,7 bilhões de dólares na expansão de suas fábricas norte-americanas nos últimos três anos (REUTERS/Kim Kyung-Hoon)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 08h37.

São Paulo - A Honda exportou mais carros dos Estados Unidos a outros países do que importou ao país, um feito inédito entre as grandes montadoras japonesas.

Mais de 30 anos após ter começado a fabricar carros nos EUA, a divisão norte-americana da companhia disse que exportou 108.705 veículos das marcas Honda e Acura em 2013 para fora dos EUA. A companhia importou 88.537 veículos do Japão ao mercado norte-americano.

Rick Schostek, vice-presidente-executivo da Honda para a América do Norte, disse a repórteres em uma teleconferência que o marco "tem sido preparado há 30 anos". Os veículos exportados totalizaram um valor de 2,658 bilhões de dólares.

O status de exportador líquido é também produto de um importante investimento recente - a Honda investiu mais de 2,7 bilhões de dólares na expansão de suas fábricas norte-americanas nos últimos três anos. Isso faz parte de uma estratégia que tem o objetivo de impulsionar a produção nos EUA e fabricar carros mais perto dos mercados onde eles são vendidos, disse Schostek.

A Honda exportou carros para 50 países a partir de fábricas nos EUA no ano passado, mas a maior parte da produção foi para o México. A Honda não incluiu as exportações para o Canadá em seus números de exportação a partir dos EUA.

A empresa agora tem sete fábricas de montagem na América do Norte, incluindo quatro nos Estados Unidos. Uma oitava fábrica em Celaya, no México, será aberta no mês que vem e fabricará o subcompacto Honda Fit.

A Honda disse que 95 por cento dos veículos que ela vende na América do Norte são feitos em fábricas locais.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaComércio exteriorEmpresasEmpresas japonesasEstados Unidos (EUA)ExportaçõesHondaIndústriaMontadorasPaíses ricos

Mais de Negócios

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%

Esta empresa mineira perdeu tudo num incêndio e mesmo assim cresceu 1.999%