Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

Inteligência artificial cresce 163% e já é aplicada em áreas administrativas, vendas e projetos

Adoção de tecnologias cresce, mas entraves de custo e capacitação desafiam a indústria nacional (Getty Images). (Getty Images)

Adoção de tecnologias cresce, mas entraves de custo e capacitação desafiam a indústria nacional (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 24 de setembro de 2025 às 19h45.

O avanço da transformação digital no setor industrial brasileiro ganhou força nos últimos dois anos. O uso da inteligência artificial cresceu 163% no ramo desde 2022, segundo levantamento do IBGE em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a UFRJ.

Hoje, 41,9% das indústrias fazem uso de recursos como aprendizado de máquina, mineração de dados, automação de processos, reconhecimento de fala e imagem, e manutenção preditiva. Em números absolutos, o total de empresas que adotaram IA saltou de 1.619 para 4.261 no período.

Em 2024, 89% das empresas já utilizam tecnologias digitais avançadas em suas operações, atualmente. De acordo com as 10.100 empresas entrevistadas, 9.054 já incorporou ferramentas como computação em nuvem (adotada por 77,2% das companhias), internet das coisas (50,3%), robótica (30,5%), análise de big data (27,8%) e manufatura aditiva (20,3%).

O uso da IA é mais expressivo em áreas administrativas (87,9%), comerciais (75,2%) e no desenvolvimento de projetos (73,1%). As grandes indústrias, com mais de 500 funcionários, lideram o movimento de adoção.

Faltam profissionais qualificados em IA

A IA tem proporcionado ganhos expressivos à indústria brasileira, especialmente em eficiência (90,3%) e flexibilidade (89,5%). No entanto, existem dois desafios que ainda barram o potencial dessas soluções: os altos custos de implementação das tecnologias (78,6%) e a carência de profissionais qualificados (54,2%). Questões de segurança e privacidade também permanecem como pontos de atenção.

Entre as companhias que ainda não aderiram às inovações digitais, as barreiras são parecidas. O peso maior recai sobre o custo elevado das soluções (74,3%) e a falta de pessoal especializado (60%). O cenário indica que, apesar do ritmo acelerado da transformação digital, sua consolidação depende de mais investimentos e educação na área.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosInteligência artificial

Mais de Negócios

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner

IA pode elevar comércio global de bens e serviços em até 40% até 2040, projeta OMC