Negócios

Lucro do Carrefour cai 14,3% em 2011

Empresa disse que planeja "um corte de custos mínimo de 400 milhões de euros" e um controle rígido dos investimentos e uma nova política de dividendos

O Carrefour reduziu sua meta de lucro anual cinco vezes em 2011, à medida que enfrenta dificuldades no seu mercado doméstico (Philippe Huguen/AFP)

O Carrefour reduziu sua meta de lucro anual cinco vezes em 2011, à medida que enfrenta dificuldades no seu mercado doméstico (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de março de 2012 às 08h30.

Paris - O lucro líquido do Carrefour recuou 14,3% em 2011, para 371 milhões de euros, de 433 milhões de euros de 2010, afetado pela queda significante do lucro operacional na França e Europa. Segundo traders, apesar do resultado negativo, as ações do Carrefour podem receber algum suporte, visto que os investidores já tinha sido muito negativos sobre os papéis e o desempenho da companhia anteriormente.

Para 2012, o Carrefour disse que planeja "um corte de custos mínimo de 400 milhões de euros" e um controle rígido dos investimentos de entre 1,6 bilhão de euros e 1,7 bilhão de euros e uma nova política de dividendos de 45% do lucro ajustado por itens excepcionais. A empresa também anunciou um corte em seu dividendo para 0,52 de euro, de 1,08 de euro no ano passado.

O lucro operacional, que exclui lucro extraordinário e despesas, recuou para 2,18 bilhões de euros, de 2,97 bilhões de euros reportados em 2010, em linha com as previsões dos analistas.

O Carrefour reduziu sua meta de lucro anual cinco vezes em 2011, à medida que enfrenta dificuldades no seu mercado doméstico, afetado pela imagem de cobrar preços muito altos enquanto seus hipermercados ficaram sob pressão de lojas menores e de conveniência. O corte mais recente ocorreu em outubro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BalançosCarrefourComércioEmpresasEmpresas francesasLucroSupermercadosVarejo

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares