Negócios

Lucro do espanhol BBVA cai 13% para 1,01 bi de euros

Os resultados do segundo maior banco da Espanha por ativos foram afetados pela rendimento menor com negociações e os custos mais altos

Os resultados do BBVA refletiram o enfraquecimento da economia da Espanha, onde o banco lucrou 229 milhões de euros, resultado inferior ao obtido na América Latina (Carlos Alvarez/Getty Images)

Os resultados do BBVA refletiram o enfraquecimento da economia da Espanha, onde o banco lucrou 229 milhões de euros, resultado inferior ao obtido na América Latina (Carlos Alvarez/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2012 às 08h39.

Madri - O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria SA (BBVA), segundo maior banco da Espanha por ativos, disse que seu lucro líquido caiu 13% no primeiro trimestre, para 1,01 bilhão de euros, de 1,15 bilhão de euros no mesmo período do ano passado, afetado pela rendimento menor com negociações e os custos mais altos que ofuscaram um aumento da rendimento de suas atividades de empréstimos principais.

O lucro líquido proveniente de juros subiu 13%, para 3,60 bilhões de euros, impulsionado por um aumento de 24% nos empréstimos na América do Sul e uma alta mais modesta de 7,5% dos empréstimos no México. Na Espanha, os empréstimos recuaram 1,7%, mas o banco compensou o declínio por meio da cobrança maior pelo dinheiro que empresta.

O lucro líquido e o lucro líquido com juro superaram as expectativas dos analistas de 912 milhões de euros e de 3,5 bilhões de euros, respectivamente.

Os resultados do BBVA no primeiro trimestre refletiram o enfraquecimento da economia da Espanha, onde o banco lucrou 229 milhões de euros no período. O valor foi menor que o lucro de 430 milhões de euros registrado no México, de 370 milhões de euros na América do Sul e de 299 milhões de euros na divisão Eurásia, que inclui uma participação em bancos na Turquia, Hong Kong e China. O lucro do banco na divisão dos Estados Unidos totalizou 115 milhões de euros no primeiro trimestre.

O BBVA disse que reservou 1,09 bilhão de euros no primeiro trimestre para cobrir perdas com empréstimos, uma alta de 6% em relação ao valor reservado no mesmo período do ano anterior. O banco também afirmou que reservou 222 milhões de euros para refletir uma deterioração do valor de seus ativos relacionados a imóveis no primeiro trimestre.

O BBVA acrescentou que está aumentando seus níveis de capital. O nível de capital core Tier 1 do banco subiu para 10,7% no fim de março, de 8,9% no mesmo período do ano passado e de 10,3% no quarto trimestre de 2011. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BancosBBVAEmpresasFinançasLucro

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares