Negócios

Melhores e Maiores 2025: o mais reconhecido prêmio da economia brasileira acontece hoje

A 52ª cerimônia de Melhores e Maiores será realizada no Hotel Unique em São Paulo: juntas, as 1000 empresas listadas faturaram R$ 9,7 trilhões

Melhores e Maiores 2025: evento reconhece as melhores empresas do país (Eduardo Frazão/Exame)

Melhores e Maiores 2025: evento reconhece as melhores empresas do país (Eduardo Frazão/Exame)

Paloma Lazzaro
Paloma Lazzaro

Estagiária de jornalismo

Publicado em 25 de setembro de 2025 às 06h00.

Tudo sobreMelhores e Maiores 2025
Saiba mais

Acontece nesta quinta-feira, 25, a cerimônia da 52ª Edição de Melhores e Maiores, o prêmio mais reconhecido da economia brasileira. As 1.000 empresas listadas receberão hoje o reconhecimento pelos bons resultados apresentados em 2024. Juntas, elas têm um faturamento de R$ 9,7 trilhões e são as Melhores e Maiores do Brasil.

A premiação presencial será feita no Hotel Unique, em São Paulo. Os resultados do prêmio e os rankings completos serão disponibilizados em uma edição especial impressa e no portal Melhores e Maiores a partir das 22h, horário de Brasília.

O prêmio inclui 15 categorias, além do ranking geral.

Como assistir

Os resultados do prêmio e os rankings completos serão disponibilizados em uma edição especial impressa e no portal Melhores e Maiores a partir das 22h, horário de Brasília. Assista o ao vivo no nosso canal do YouTube.

Com metodologia desenvolvida pela EXAME, em parceria com o Ibmec, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, a publicação leva em conta não somente os indicadores financeiros e contábeis, como também a diversidade na gestão, boas práticas ambientais e de governança, as quais têm relevância na avaliação.

Participam do prêmio empresas de capital aberto ou com dados públicos, a exemplo das demonstrações contábeis no "Diário Oficial" dos estados, balanços divulgados em fontes fidedignas (B3 e CVM) e veículos de comunicação idôneos de grande circulação.

Três critérios serão levados em consideração: resultados contábeis das empresas, crescimento dentro do segmento, diversidade e responsabilidade social, ambiental e compliance corporativo e governança.

Empresas tiveram crescimento de receita de 7,9%

As 1.000 companhias do Ranking Melhores e Maiores fecharam o ano de 2024 com receitas líquidas de 9,7 trilhões de reais no seu conjunto, um crescimento de 7,9% sobre 2023. Foi mais do que o dobro da expansão de 3,4% do PIB brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos 22 setores que dividem as empresas do ranking, apenas três tiveram queda nas receitas líquidas: Agronegócio (-9,15%); Siderurgia, Mineração e Metalurgia (-0,69%); e Petróleo e Químico (-0,20%). Os demais cresceram acima dos 3,4% de expansão do PIB, ou pelo menos a uma taxa muito próxima disso.

Acompanhe tudo sobre:Melhores e MaioresMelhores e Maiores 2025Empresas brasileiras

Mais de Negócios

Indústria brasileira mais que dobra uso de inteligência artificial em dois anos

MIT revela como empreendedores estão usando IA para acelerar startups

Um dos cientistas de IA mais brilhantes do mundo escolheu abandonar os EUA para viver na China

Investimentos globais em IA devem atingir 1,5 trilhão de dólares em 2025, projeta Gartner