Negócios

Murdoch analisa há um ano abandonar direção do News Corp

Segundo o jornal Wall Street Journal, o magnata permanecerá no cargo em virtude do atual escândalo que envolve o News Corp

Rupert Murdoch está no centro de um grande escândalo de grampos ilegais no Reino Unido (Ben Stansall/AFP)

Rupert Murdoch está no centro de um grande escândalo de grampos ilegais no Reino Unido (Ben Stansall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 08h59.

Washington - Rupert Murdoch, diretor-geral e fundador do grupo de mídia News Corp, no centro de um grande escândalo na Grã-Bretanha, analisa há mais de um ano deixar a direção da empresa, revela nesta segunda-feira Wall Street Journal.

"Inclusive antes de surgir o escândalo, o velho Murdoch planejava abandonar seu cargo de diretor-geral em favor de Chase Carey, diretor de exploração do grupo", revela o site do jornal.

Murdoch tem 80 anos, "mas em virtude deste cenário (dos grampos), permanecerá como presidente", destaca o jornal, propriedade do grupo News Corp.

"Tal mudança - em análise há mais de um ano - teria pouca influência no dia a dia do grupo, mas seria de uma importância simbólica enorme", destaca Wall Street Journal.

Murdoch, um dos mais poderosos magnatas da imprensa do planeta, deverá dar explicações na próxima terça-feira a legisladores britânicos, na comissão de meios de comunicação da Câmara dos Comuns.

Além de Murdoch, serão ouvidos seu filho James, 38 anos, e sua protegida Rebekah Brooks, 43, "a rainha dos tablóides", sobre o escândalo das escutas telefônicas realizadas durante anos pelo jornal News of the World.

O tablóide, que a News Corp fechou há poucos dias, é acusado de grampear mais de 4 mil pessoas nos últimos dez anos, incluindo políticos e celebridades.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesEmpresas americanasPaíses ricosEuropaReino UnidoEmpresáriosEscândalosFraudesNews Corp.Rupert Murdoch

Mais de Negócios

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância com divisão global da Kraft Heinz’, diz presidente

O paulista e o catarinense que vão faturar R$ 250 milhões com churrasco 'tipicamente' gaúcho

Esta startup mirava construir a 1ª estação espacial do mundo, mas agora luta para pagar as contas