Negócios

Natura quer dobrar número de consultoras usando plataforma móvel

Até o final do ano, a empresa de cosméticos e beleza espera que o número chegue a 1 milhão

Natura: a empresa também deve anunciar um novo diretor financeiro em breve (Natura/Divulgação)

Natura: a empresa também deve anunciar um novo diretor financeiro em breve (Natura/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2018 às 13h01.

Última atualização em 15 de março de 2018 às 16h24.

São Paulo - A Natura tem cerca de 500 mil consultoras usando a plataforma móvel e espera que o número chegue a 1 milhão até o fim do ano, disse nesta quinta-feira o executivo do conselho de administração Roberto Marques.

A meta, segundo o executivo, faz parte do processo de migração do modelo de negócios para o meio digital.

"Por meio dessa plataforma podemos dar mais informações sobre promoção, conteúdo", disse Marques em teleconferência com analistas após o resultado do quarto trimestre, acrescentando que o modelo traz um ganho significativo de produtividade e deve ajudar a melhorar as vendas.

Na véspera, a Natura informou que teve lucro líquido de 256,8 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 23 por cento ante igual período de 2016. A receita líquida consolidada da empresa avançou 62,7 por cento no período, para 3,73 bilhões de reais.

Além do resultado, a empresa anunciou a antecipação do seu processo de desalavancagem, prevendo agora atingir uma relação de relação dívida líquida sobre lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,4 vez até dezembro de 2021, ante dezembro de 2022.

Segundo Marques, a antecipação da meta de desalavancagem reflete a "forte confiança" da empresa, que espera ainda manter crescimento de rentabilidade.

Os executivos da Natura também reforçaram que o processo de integração com a The Body Shop tem sido tranquilo e que a empresa trabalha agora no rejuvenescimento da marca.

"Estamos muito confiantes que podemos impulsionar vendas com o rejuvenescimento da marca", disse o presidente da The Body Shop David Boynton.

Da receita líquida consolidada da Natura no quarto trimestre, a The Body Shop respondeu por 1,211 bilhão de reais. A marca encerrou o ano passado com 1.099 lojas próprias, após 40 aberturas e 75 fechamentos, resultando em uma redução líquida de 35 lojas. Já o número de lojas franqueadas permaneceu estável em 1.950 unidades no final de 2017.

Segundo Boynton, o processo de revisão da marca pode envolver fechamento ou realocação de lojas, além de mudanças em produtos. "Tem muito mais do que apenas reequilibrar nossas lojas".

Por volta das 13:10, as ações da Natura subiam 0,27 por cento, enquanto o Ibovespa tinha queda de 0,7 por cento.

Ainda na teleconferência, Roberto Marques destacou que a empresa deve anunciar um novo diretor financeiro "em um futuro próximo", após a renúncia de José Roberto Lettiere, em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:InternetNaturaSmartphones

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares