Negócios

Nike renova contrato para seguir patrocinando a NFL por mais de uma década

Com cláusulas específicas para promoção internacional, Nike bate a concorrência e seguirá patrocinando a maior liga do mundo por pelo menos mais 14 anos

Patrocínio inclui a produção de camisas, calças, roupas de baixo, chuteiras e peças de moda casual de todas as equipes da liga. (Andrew Harnik/AP)

Patrocínio inclui a produção de camisas, calças, roupas de baixo, chuteiras e peças de moda casual de todas as equipes da liga. (Andrew Harnik/AP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 15h38.

Última atualização em 6 de agosto de 2025 às 16h11.

A National Football League (NFL) anunciou que a Nike seguirá sendo sua fornecedora exclusiva de uniformes até 2038.

As marcas são parceiras desde 2012, quando a Nike passou a fabricar camisas, calças, chuteiras e toda a linha casual de roupas dos 32 times da principal liga de futebol americano do mundo. A Nike não foi a única marca a fazer uma oferta à NFL, mas foi a escolhida, em votação, pelos donos das equipes.

“Ao iniciarmos este novo capítulo, estamos comprometidos em criar, juntos, soluções inovadoras que atendam às rápidas mudanças nas necessidades dos atletas e dos fãs da NFL, ao mesmo tempo que impulsionamos as iniciativas de crescimento e desenvolvimento da liga”, disse o presidente e CEO da Nike, Elliott Hill.

+ Descubra como VOCÊ pode revolucionar campanhas de marketing. Inscreva-se aqui e assista aulas com CERTIFICADO sobre o tema.

Os valores do contrato não foram divulgados, mas, existe uma cláusula específica que obriga a Nike a investir em campanhas de marketing específicas para promover a marca da NFL internacionalmente. Esse, inclusive, é um dos principais pilares da renovação.

"Nós compartilhamos a mesma visão de que queremos fazer do futebol americano um esporte global," disse Roger Goddell, comissário da NFL, em entrevista ao Sports Business Journal. "A renovação dessa parceria terá, sem dúvida, um impacto duradouro no futebol americano em todos os níveis, tanto nos Estados Unidos quanto ao redor do mundo.”

Parceria inclui pesquisas para evitar lesões

Como parte do compromisso, a Nike usará seu laboratório de pesquisas esportivas, o Nike Sports Research Lab, para estudar formas de limitar lesões nas pernas, tornozelos e pés dos atletas. A ideia é desenvolver novos formatos de chuteiras e compartilhar 100% das descobertas com o departamento de saúde da própria NFL.

Além disso, como parte das iniciativas de promoção internacional, a Nike também deve desenvolver centros de treinamento, ativações e, principalmente, investir em flag football, uma das principais apostas da NFL para o futuro.

O flag, como é conhecido popularmente, será esporte olímpico nos Jogos de Los Angeles, em 2028, e a NFL já disse que incentivará seus jogadores a participarem. Agora, a Nike está bem posicionada para monopolizar as Olimpíadas, pois também é fornecedora oficial tanto da competição em si quanto do comitê olímpico dos EUA.

"Estamos liderando o que consideramos um crescimento histórico do futebol americano, seja no flag, seja na modalidade normal," disse Hill, em entrevista à ABC News. "Vamos promover o esporte por meio de um storytelling criativo, desenvolvimento de novos talentos e iniciativas para aumentar a participação da base de fãs ao redor do mundo."

CONHEÇA AS MELHORES ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA POTENCIALIZAR A PERFORMANCE DE SUAS CAMPANHAS. 

Conheça o marketing à prova de futuro

Profissionais que dominam marketing baseado em dados, automação e psicologia do consumidor não apenas aumentam o ROI de campanhas, mas também se tornam indispensáveis em qualquer organização. Essas habilidades são diferenciais que permitem alcançar novos patamares de desempenho, destacando-se no mercado competitivo.

No mundo do marketing, o sucesso não é fruto do acaso — é resultado de planejamento estratégico e execução precisa. Pensando nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma cadeira na liderança de marketing.

Durante o treinamento, os alunos irão aprender a transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento, liderar estratégias de branding e performance e impulsionar as vendas dentro da empresa.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Os interessados devem se inscrever clicando aqui.

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing

Mais de Negócios

De volta ao passado: como a Turma da Mônica usou a nostalgia dos anos 90 para inovar?

De hábito diário a objeto de desejo: como a Nespresso transformou o café em luxo com suas cápsulas?

Como o Duolingo transformou uma coruja debochada em viral na web — e atraiu 50 milhões de clientes

“O preço não fecha”: empresários brasileiros relatam os impactos do tarifaço de Trump