Negócios

O perfil das mulheres à frente das maiores empresas do mundo

Entre as maiores empresas do mundo, listadas pela Fortune, 24 são comandadas mulheres. Saiba o que elas têm em comum, além da responsabilidade


	Mary Barra: a GM, liderada pela executiva, é 7ª maior do planeta
 (Jim Watson/AFP)

Mary Barra: a GM, liderada pela executiva, é 7ª maior do planeta (Jim Watson/AFP)

Luísa Melo

Luísa Melo

Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 16h00.

São Paulo - Entre as 500 maiores empresas do mundo, listadas pela Fortune este ano, 24 são presididas por mulheres. Esse é o maior índice da história. Há 16 anos, segundo dados da revista, apenas uma delas não era comandada por homens. 

Se o recorte for ampliado para as mil maiores companhias, o índice de mulheres no cargo máximo mais do que dobra: são 51. Apesar de representar apenas 5% do total, as empresas dirigidas por elas geram 7% da receita total das organizações, somadas. 

Com uma receita de 155 bilhões de dólares no ano passado, a GM, liderada por Mary Barra, ocupa sozinha a 7ª posição entre as gigantes.

Os setores que mais têm executivas no topo da hierarquia são varejo (9 empresas), alimentos (7) e gás e eletricidade (5).

Resultados

De acordo com dados da Fortune, as companhias dirigidas por mulheres apresentam, inclusive, performance muito superior às que compõem o índice S&P 500, um dos mais importantes das bolsas norte-americanas. 

A média de retorno gerado por essas empresas foi de 103,4 % durante o tempo em que as mulheres estiveram no comando. O S&P 500 apresentou uma taxa de retorno média de 69,5% para o mesmo período. 

Apesar dos bons resultados, ainda é pequena a porcentagens de mulheres que são presidentes e, ao mesmo tempo, presidentes do conselho de administração das organizações. A fatia é de 31%.

Como elas chegaram lá

A maioria (82%) das presidentes chegaram ao posto por meio de recrutamento interno e apenas 39% possuem MBA. Grande parte delas (9) são graduadas em engenharia, 7 são economistas, 5 são contadoras, 5 administradoras e 4 psicológas. 

Perfil

O levantamento mostrou também que, além das responsabilidades e dos estudos, as presidentes das maiores empresas têm aspectos pessoais em comum. Quase todas elas (93%) são casadas e 84% são mães. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasListasMulheresMulheres executivasMary Barra

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente