Homem indiano usando computador (Freepik)
Redatora
Publicado em 7 de agosto de 2025 às 13h34.
Muitas marcas apostam tudo em viralizar ou em criar ofertas irresistíveis. Mas o que realmente faz diferença na decisão de compra é o conteúdo pensado para quem já está quase lá.
Esse é o papel do conteúdo de meio de funil: convencer quem já está na fase da consideração e precisa de segurança para tomar a decisão.
Segundo a Demand Gen Report, 47% dos consumidores visualizam de 3 a 5 conteúdos antes de entrar em contato com um vendedor. Ou seja, existe uma lacuna entre a descoberta de uma marca até chegar ao momento de compra, e isso precisa ser trabalhado com o cliente.
Ainda assim, a maioria das marcas concentra seus esforços no topo do funil (com foco em alcance) ou no fundo do funil (com foco em preço e urgência), esquecendo a etapa que realmente educa e convence.
Um exemplo claro é a estratégia da Sephora, que aposta fortemente em comparativos, feedbacks de clientes e tutoriais em vídeo, todos pensados para quem já conhece a marca, mas precisa de mais clareza para escolher o produto ideal.
É aquele que responde à pergunta: “Será que esse produto ou serviço é o ideal pra mim?”
É sobre construir confiança, o que pode ser um vídeo mostrando o funcionamento do produto, um antes e depois de um cliente ou a explicação detalhada da política de troca e suporte.
Essa etapa costuma abordar temas mais amplos que se conectam com o produto ou serviço, como: “dormir melhor” em vez de “compre esse travesseiro”. É assim que a pessoa se identifica e começa a ver valor na solução.
Para ser eficaz, o conteúdo de meio de funil precisa ser direto, prático e tirar dúvidas específicas. Alguns exemplos:
De acordo com o Demand Gen Report, 62% dos consumidores preferem marcas que produzem conteúdo prático. Isso mostra que além de vender, o conteúdo de meio de funil constrói confiança que, futuramente, se transforma em venda.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.