(Luana Araujo)
Redatora
Publicado em 12 de agosto de 2025 às 15h14.
Campanhas recentes da Brasil Cacau e do McDonald’s têm mostrado como a nostalgia se tornou uma das ferramentas mais poderosas do marketing atual. Seja no resgate de sabores clássicos ou na volta de embalagens e personagens icônicos, essas ações exploram memórias afetivas.
De acordo com Hugo Cavalari, especialista em marketing, a nostalgia é mais do que uma tendência estética: trata-se de um comportamento de consumo.
“No passado, havia menos excesso de informação e as mensagens eram mais consistentes. Isso permitiu criar vínculos emocionais duradouros”, afirma Hugo.
“Hoje, é mais difícil gerar lembranças tão fortes, por isso, marcas aproveitam o que já foi construído lá atrás”, ele complementa.
Hugo explica que resgatar elementos marcantes do passado é como entrar por um “atalho” já existente na mente do consumidor. “Na formação de memória, temos o lado declarativo — aquilo que é repetido e fixado precisamente — e o não declarativo, que vem da emoção”, diz.
@brasilcacau Com um molde exclusivo da Brasil Cacau, o icônico chocolate da Turma da Mônica® foi repaginado e traz muita nostalgia e sabor em uma só mordida com nosso irresistível chocolate ao leite! 🍫 Não perca essa delícia especial para o Dia das Crianças! Acesse o link da bio, nosso APP ou vá até uma loja física pra garantir o seu. 🎉🧡 BrasilCacau TamoJuntoERecheado Chocolate DiaDasCrianças TurmaDaMônica
Essa força é potencializada pelo contraste com a estética minimalista que dominou o design e a publicidade nas últimas décadas.
“Anos 80 e 90 eram marcados por cores vibrantes, personagens e comunicação expansiva. Quando trazemos isso para o presente, cria-se um choque emocional que se destaca em meio ao excesso de novidades”, avalia.
Segundo Hugo, o impacto da nostalgia é maior entre públicos que viveram épocas com mais estabilidade cultural e menos saturação de informação.
Ainda assim, mesmo para públicos jovens, a estratégia pode funcionar quando vinculada a experiências emocionais e ícones que ultrapassam o tempo.
“A nostalgia não é só lembrar do passado. É reativar um sentimento e quando isso acontece, o consumo deixa de ser apenas racional, ele se torna pessoal”, conclui.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.