Negócios

Rosneft espera ritmo de crescimento estável da produção

Companhia espera que o ritmo de crescimento de sua produção de petróleo fique estável nos próximos anos, em linha com a meta do país


	Posto da Rosneft em Moscou: companhia adquiriu uma fatia superior a 40 por cento da produção de petróleo da Rússia
 (Maxim Shemetov/Reuters)

Posto da Rosneft em Moscou: companhia adquiriu uma fatia superior a 40 por cento da produção de petróleo da Rússia (Maxim Shemetov/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 15h30.

Moscou - A Rosneft, maior produtora de petróleo da Rússia, espera que o ritmo de crescimento de sua produção fique estável nos próximos anos, em linha com a meta do país, devido ao início da produção em novos campos, disseram analistas após uma reunião com os executivos da empresa nesta terça-feira.

A empresa liderada por Igor Sechin, poderoso aliado do presidente russo Vladimir Putin, adquiriu uma fatia superior a 40 por cento da produção de petróleo da Rússia, maior produtor do mundo, através da aquisição por 55 bilhões de dólares da anglo-russa TNK-BP, em março.

A Rosneft vê o crescimento da produção anual de petróleo em cerca de 1 por cento de 2014 até 2017, acelerando para entre 3 e 4 por cento depois, disseram em nota os analistas Alexander Burgansky e Roman Odarich da corretora Otkritie.

Eles também disseram que o objetivo estratégico fundamental da Rosneft é manter a produção estável em suas áreas centrais, como Yugansk e Samotlor.

"Algum crescimento da produção é esperado em seus ativos Volga-Urais, nas operações existentes na Sibéria Oriental (Taas-Yuriakh) e em partes selecionadas da Sibéria Ocidental", acrescentaram.

Outro analista, não da Otkritie, confirmou os números.

A Rússia pretende manter sua produção de petróleo, principal fonte de receita do Estado, em nada menos que 10 milhões de barris por dia (bpd) nesta década.

A Rosneft espera bombear 207 milhões de toneladas de petróleo (ou 4,2 milhões de bpd) em 2013.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoRosneft

Mais de Negócios

Na guerra do delivery, 99Food faz 1 milhão de entregas em 45 dias. Próxima parada: São Paulo

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Brasil tem mais de 43 mil rótulos de cerveja; versões sem álcool crescem 537%