Negócios

Rússia retira embargo a dois frigoríficos do Paraná

A exportação estava proibida desde junho de 2011, quando os russos deixaram de comprar qualquer produto de origem animal dos estados do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul


	Carne: a expectativa do ministério é que as empresas dos outros estados também apresentem o plano de ação para aprovação das autoridades russas o mais rápido possível.
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Carne: a expectativa do ministério é que as empresas dos outros estados também apresentem o plano de ação para aprovação das autoridades russas o mais rápido possível. (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2013 às 12h39.

Brasília – A carne de aves brasileiras de dois frigoríficos do Paraná foi liberada para ser exportada à Rússia, informou hoje (26) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A exportação do produto estava proibida desde junho de 2011, quando os russos deixaram de comprar qualquer produto de origem animal dos estados do Paraná, de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul.

Por meio de nota, o secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, destacou que a “liberação é o primeiro gesto concreto das autoridades russas, que torna efetiva a suspensão das restrições aos três estados”.

O comunicado ressaltou ainda que, desde novembro, o governo russo demonstrou interesse em suspender a proibição, desde que as empresas brasileiras atendessem todas as exigências do país e apresentassem um plano de ação.

O fim da restrição foi publicado ontem (25) no site do Rosselkhoznadzor, o serviço sanitário russo. De acordo com as informações, duas plantas localizadas nas cidades paraenses de Palotina e Matelândia foram autorizadas a retomar as exportações para aquele país.

Com a negociação bem sucedida entre dois frigoríficos, a expectativa do ministério é que as empresas dos outros estados também apresentem o plano de ação para aprovação das autoridades russas o mais rápido possível e, consequentemente, consigam a liberação da exportação da carne de ave brasileira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComércio exteriorEuropaExportaçõesIndústriaRússia

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares