Negócios

Saraiva reduz previsões de receita e lucro operacional

Menor avanço do e-commerce e vendas abaixo do esperado para o Programa Nacional do Livro Didático influenciaram


	Livraria Saraiva: expectativa agora é de uma receita bruta consolidada de 2,3 bilhões a 2,5 bilhões de reais no ano
 (Wikimedia Commons)

Livraria Saraiva: expectativa agora é de uma receita bruta consolidada de 2,3 bilhões a 2,5 bilhões de reais no ano (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 09h02.

São Paulo - A varejista e editora Saraiva informou nesta segunda-feira que reduziu suas estimativas para receita e lucro operacional em 2014, diante de menor avanço do e-commerce e vendas abaixo do esperado para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2015.

A expectativa agora é de uma receita bruta consolidada de 2,3 bilhões a 2,5 bilhões de reais no ano, ante projeção anterior de 2,4 a 2,6 bilhões de reais, e mais perto do resultado de 2,26 bilhões de reais obtido no ano anterior.

Segundo a companhia, o volume menor que o esperado das vendas do comércio eletrônico e das vendas da editora no âmbito do programa do governo PNLD/2015 acabou ofuscando a expansão de 13 por cento das vendas em lojas físicas no acumulado do ano até setembro, alcançada "apesar da deterioração do consumo no Brasil".

Com base nesse cenário, a Saraiva reduziu substancialmente sua previsão para o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado no ano, a 110 milhões a 130 milhões de reais, ante expectativa anterior de 190 milhões a 210 milhões de reais.

Com isso, o Ebitda ajustado da companhia mostrará recuo ante os 150 milhões de reais alcançados no ano passado mesmo se atingir o topo da faixa estimada. Em comunicado nesta segunda-feira, a companhia também informou que espera apurar dívida líquida ajustada de 500 milhões a 600 milhões de reais ao final de 2014, retirando das suas previsões a expectativa de dívida líquida ajustada sobre o Ebitda ajustado.

Acompanhe tudo sobre:e-commerceEmpresasLivrosSaraivaVarejoVendas

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares