Negócios

COP é última chance de transformar palavras em ações, diz Príncipe Charles

Em seu discurso durante a abertura da COP26, o príncipe de Gales falou da importância de envolver o setor privado para solucionar as questões climáticas

Príncipe Charles, em abertura da COP26, em Glasgow (Yves Herman - WPA Pool/Getty Images)

Príncipe Charles, em abertura da COP26, em Glasgow (Yves Herman - WPA Pool/Getty Images)

O Príncipe Charles foi um dos primeiros a discursar em Glasgow, na abertura da COP26. Ele ressaltou que a saúde do planeta vai ditar a saúde e prosperidade das próximas gerações, inclusive de gerações que ainda nem nasceram. E falou que os governos precisam agir junto com o setor privado para combater as mudanças climáticas.

“Eu tento escutar, mais do que falar. E ao longo dos últimos meses escutei vários governantes, alguns deles preocupados com o fato que o aquecimento global pode acabar som seus países. Escutei muitos jovens, preocupados com o seu futuro. E também escutei muitos líderes empresariais e representantes do setor privado”, disse o Príncipe de Gales.

“Precisaremos de trilhões de dólares ao ano, por vários anos, para criar a infraestrutura necessária para salvar nossas florestas, oceanos e animais. E nenhum governo do mundo tem esses recursos. É por isso que precisamos de uma aliança entre governos e entidades privadas”, explicou o príncipe.

Durante suas conversas com o setor privado, o príncipe Charles percebeu que o setor privado quer investir em projetos e tecnologias que viabilizem a transição para uma economia de baixo carbono. E como os governos podem ajudar a destravar esses investimentos?

De acordo com o príncipe de Gales, os governos precisam dar sinais claros de seus compromissos de longo prazo, para que as empresas consigam atrair investidores para novos projetos. A boa comunicação entre governos e empresas também ajudaria o setor privado a investir em setores definidos como prioritários pelos governos. Segundo o príncipe, é também preciso alinhar os incentivos, e colocar um preço sobre a emissão de carbono é uma forma de fazer isso.

“Precisamos colocar a economia global em uma trajetória de recuperação verde, que vai salvar o planeta”. disse o ´príncipe. “A COP26 é a última chance de fazer com que palavras virem ações concretas, e o futuro da humanidade e da natureza depende dessas ações. Não é sobre o quão longe já chegamos, mas o quão longe temos que chegar”, concluiu o príncipe de Gales.

Acompanhe tudo sobre:COP26Mudanças climáticas

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares