Negócios

Silvio Santos chama ex-presidente do PanAmericano de gângster

Empresário atribui a Rafael Palladino a responsabilidade pelas fraudes, segundo O Estado de S.Paulo

Silvio Santos: o topa-tudo por dinheiro de Palladino desagradou o patrão (Roberto Nemanis/Divulgação)

Silvio Santos: o topa-tudo por dinheiro de Palladino desagradou o patrão (Roberto Nemanis/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2011 às 10h18.

São Paulo – Acostumado a sorrisos e palavras amáveis, o apresentador e empresário Silvio Santos teve seus momentos de mau humor em depoimento à Polícia Federal sobre as fraudes no banco PanAmericano. Em certo momento, o empresário afirmou que Rafael Palladino, ex-presidente do banco, agiu como um “verdadeiro gângster”.

O depoimento foi reproduzido pelo jornal O Estado de S.Paulo. Palladino foi o braço direito de Silvio durante cerca de 20 anos, e estava à frente do PanAmericano, quando o Banco Central descobriu fraudes em sua contabilidade.

Rombo

As irregularidades referiam-se à manutenção, no balanço, de carteiras de crédito já vendidas – o que inflava os resultados. Para que o banco não quebrasse, o Fundo Garantidor de Crédito emprestou 2,5 bilhões de reais. Descobriu-se, depois, que o rombo era bem maior – 4,3 bilhões. O banco acabou vendido para o BTG Pactual no início deste ano.

Segundo O Estado de S.Paulo, no depoimento que prestou à PF, Silvio afirmou que Palladino era “o mentor intelectual” da fraude. As investigações apontam que 12 pessoas desviaram 76,9 milhões de reais do PanAmericano entre 2008 e 2010. Somente para empresas em nome de Palladino, o desvio teria chegado a 19 milhões.

A essas perguntas, Silvio respondeu com a resposta padrão, segundo o jornal: nunca soube dos saques.

Acompanhe tudo sobre:Banco PanAmericanoBancosBancos quebradosBilionários brasileirosEmpresasFinançasgestao-de-negociosGrupo Silvio SantosPersonalidadesPrejuízosetor-financeiroSilvio SantosTransparência

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares