Negócios

Telecom Italia compra brasileira AES Atimus por € 700 milhões

A compra permite ao grupo italiano reforçar sua posição no mercado emergente, já que a AES dispõe de uma rede de fibra óptica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

Através da empresa brasileira, a Telecom Italia "reforçar o desenvolvimento de sua rede de telefonia móvel" no país (Vincenzo Pinto/AFP)

Através da empresa brasileira, a Telecom Italia "reforçar o desenvolvimento de sua rede de telefonia móvel" no país (Vincenzo Pinto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 09h58.

Milão - O grupo italiano Telecom Italia anunciou em um comunicado a compra da empresa brasileira de infraestruturas para telecomunicaciones AES Atimus por quase 700 milhões de euros (um bilhão de dólares).

A compra da empresa brasileira, efetuada pela filial da Telecom Italia no Brasil, permite ao grupo italiano reforçar sua posição neste mercado emergente, já que a AES Atimus dispõe de uma rede de fibra óptica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A filial da Telecom Italia no Brasil, TIM Participações "assinou um acordo para a aquisição do grupo AES Atimus", de propriedade do grupo Companhia Brasiliana de Energia, afirma um comunicado da empresa italiana.

O valor da aquisição é de "1,6 bilhão de reais, o que equivale a cerca 700 milhões de euros", destaca a nota.

A operação será concluída até o fim do ano, segundo o comunicado.

Através desta empresa, a Telecom Italia "reforçar o desenvolvimento de sua rede de telefonia móvel" no Brasil, motor do crescimento do grupo no país, sobretudo em regiões desenvolvidas e com alta densidade de população.

"São zonas muito povoadas e estão entre as mais ricas do Brasil, que representam 27% do PIB nacional", destaca a Telecom Italia.

A AES Atimus dispõe de uma rede de fibra óptica de 5.500 quilômetros nos dois estados.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEnergia elétricaServiçosEmpresas americanasTelecomunicaçõesAESFusões e AquisiçõesTelecom Italia

Mais de Negócios

Ele pegou o dinheiro que ganhou no pôquer para abrir um negócio milionário

Como o Brasil virou peça-chave global da JBL — e vai começar a produzir fones de ouvido em Manaus

Quais são as 10 maiores empresas do Espírito Santo? Veja ranking

Ela começou como vendedora. Hoje, transforma a gestão de pequenas farmácias — e fatura R$ 1,3 bilhão