Negócios

Toyota pagará US$ 1,2 bi para encerrar investigação nos EUA

Autoridades disseram que o acordo é a punição mais alta desse tipo já imposta a uma fabricante de automóveis


	Toyota: diretor jurídico da Toyota na América do Norte afirmou que companhia tomou medidas para melhorar resposta às preocupações dos consumidores
 (Toshifumi Kitamura/AFP)

Toyota: diretor jurídico da Toyota na América do Norte afirmou que companhia tomou medidas para melhorar resposta às preocupações dos consumidores (Toshifumi Kitamura/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 17h49.

Nova York - O Departamento de Justiça dos EUA anunciou um acordo de US$ 1,2 bilhão com a Toyota, encerrando uma investigação criminal de quatro anos sobre a forma como a montadora japonesa tratou alegações de que alguns de seus carros aceleravam apesar das tentativas dos motoristas de freá-los.

Autoridades disseram que o acordo é a punição mais alta desse tipo já imposta a uma fabricante de automóveis.

Em entrevista à imprensa para anunciar o acordo, o procurador-geral Eric Holder classificou a conduta da Toyota de "vergonhosa" e disse que a montadora intencionalmente escondeu informações sobre segurança e enganou os motoristas com relação aos problemas com seus carros.

"A Toyota enfrentou uma emergência de segurança pública como se ela fosse simplesmente um problema de relações públicas", disse Holder.

O diretor jurídico da Toyota na América do Norte, Christopher P. Reynolds, afirmou em um comunicado à imprensa que a companhia tomou medidas para melhorar a resposta às preocupações dos consumidores.

"Entrar nesse acordo, embora difícil, é um grande passo na direção de deixar esse capítulo infeliz para trás", declarou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas japonesasMontadorasToyotaJustiçaNegociaçõesProcessos judiciaisIrregularidades

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente