Negócios

Ultrapar corta projeções para 2021; lucro do 3º trimestre cresce

A companhia divulgou que teve lucro líquido de 374,3 milhões de reais de julho a setembro, acima dos 277,3 milhões registrados um ano antes

Posto Ipiranga, da Ultrapar Participações. (Germano Lüders/Exame)

Posto Ipiranga, da Ultrapar Participações. (Germano Lüders/Exame)

R

Reuters

Publicado em 3 de novembro de 2021 às 20h37.

A Ultrapar anunciou nesta quarta-feira que reduziu a projeção de resultado operacional em 2021, citando margens mais pressionadas em sua rede de postos de combustíveis Ipiranga.

A projeção para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) em 2021 passou de 3,8 bilhões a 4,65 bilhões de reais para 3,75 bilhões a 4,13 bilhões de reais.

 Aproveite a nova temporada de balanços para investir! Baixe o e-book gratuito "Indicadores de valor: como ler o balanço de uma empresa"

E a expectativa de Ebitda da Ipiranga passou de 2,1 bilhões a 2,5 bilhões de reais para 1,8 bilhão a 2 bilhões de reais.

"Na Ipiranga, a projeção foi reduzida em função principalmente de margens mais pressionadas, decorrentes de posições tomadas e repasses de aumentos de custos, e do menor volume (de vendas) em relação às projeções originais", afirmou a Ultrapar em fato relevante ao mercado.

A companhia divulgou ainda que teve lucro líquido de 374,3 milhões de reais de julho a setembro, acima dos 277,3 milhões registrados um ano antes. Analistas, em média, esperavam lucro líquido de 198 milhões de reais para o trimestre, segundo dados da Refinitiv.

O Ebitda do grupo no período foi de 908,4 milhões de reais, abaixo dos 922 milhões de um ano antes. A expectativa média do mercado indicava para um resultado operacional de 968 milhões, de acordo com a Refinitiv.

No trimestre, a Ipiranga vendeu 5,85 milhões de metros cúbicos, alta de 6% sobre um ano antes e de 5% sobre o segundo trimestre de 2021. No ciclo otto, houve crescimento de 8% no volume vendido na comparação anual.

Mas o custo dos produtos vendidos pela Ipiranga no trimestre subiu 62% na relação anual, causado segundo a Ultrapar pelo "aumento nos custos praticados pela Petrobras, devido ao aumento dos preços internacionais de diesel e gasolina, e nos custos de etanol, além de maior volume de vendas". A receita líquida no segmento cresceu 59%.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso.

Acompanhe tudo sobre:BalançosUltrapar

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares