Negócios

Vale lucra R$ 2,9 bilhões no primeiro trimestre

Cifra marca recuperação em relação ao último trimestre de 2009

Extração de minério na Vale: controle de gastos e demanda ajudaram resultados (.)

Extração de minério na Vale: controle de gastos e demanda ajudaram resultados (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

São Paulo - A Vale fechou o primeiro trimestre com lucro líquido consolidado de 2,879 bilhões de reais. O resultado é 6,3% superior ao dos últimos três meses do ano passado. Em relatório que acompanha as demonstrações financeiras, a companhia atribuiu o resultado aos "esforços para minimizar custos e à forte recuperação da demanda global por minérios e metais". Em relação ao primeiro trimestre de 2009, porém, o ganho foi 8,6% menor. O desempenho ficou em linha com o projetado por algumas corretoras. A Brascan Investimentos, por exemplo, esperava um lucro líquido de 2,8 bilhões de reais.

A Vale obteve receita operacional de 13,029 bilhões de reais entre janeiro e março - um aumento de 8,1% sobre o quarto trimestre, mas muito próximo do registrado no primeiro. A geração de caixa da companhia, apurada pelo ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação), ficou em 5,385 bilhões de reais. A cifra representa um salto de 45% sobre o quarto trimestre.

Os investimentos realizados no período somaram 2,2 bilhões de dólares, dos quais 1,7 bilhão foram gastos em crescimento orgânico e manutenção. A Vale também foi às compras nos primeiros meses do ano. Adquiriu plantas de fertilizantes no Brasil e ativos de minério de ferro na África Ocidental. Reconhecida pelo mercado por sua capacidade de geração de caixa, a empresa encerrou março com 11,1 bilhões de dólares em caixa.

 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaLucroMineraçãoSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares