Negócios

Veto à venda da Vivo será analisado hoje

Tribunal de Justiça se reúne para analisar a legalidade do veto imposto pelo governo de Portugal, através do Golden Share, que impediu a venda da parte da Portugal Telecom para Telefônica

Futuro da Vivo começa a ser decidido nesta quarta-feira, em Luxemburgo (.)

Futuro da Vivo começa a ser decidido nesta quarta-feira, em Luxemburgo (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Paris - O futuro da operadora de telefonia celular brasileira Vivo começa a ser decidido hoje em Luxemburgo. O Tribunal de Justiça da União Europeia, a Cúria, se reúne para analisar a legalidade do veto imposto pelo governo de Portugal à venda do controle da companhia pela Portugal Telecom (PT) à espanhola Telefónica.

A expectativa pelo pronunciamento do judiciário é grande na Europa, já que a eventual queda do bloqueio pode resultar na transferência de poder na Vivo.

A audiência da Justiça vai avaliar se o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, agiu em conformidade com a legislação de concorrência interna do bloco ao valer-se de golden shares - ações com direito especial - para impedir a transação.

O veto foi imposto pelo premiê na quarta-feira da semana passada, quando 74% dos acionistas da PT, reunidos em Assembleia Geral, aceitaram a oferta de 7,15 bilhões de euros feita pela Telefónica por 50% das ações da Vivo, detidas pela PT. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre o setor de telecomunicações

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasServiçosVivo3GTelecomunicaçõesOperadoras de celularTelefônica

Mais de Negócios

Floripa é um destino global de nômades digitais — e já tem até 'concierge' para gringos

Por que essa empresa brasileira vê potencial para crescer na Flórida?

Quais são as 10 maiores empresas do Rio Grande do Sul? Veja quanto elas faturam

‘Brasil pode ganhar mais relevância global com divisão da Kraft Heinz’, diz presidente