Negócios

Virgin Atlantic recebe autorização da Anac para operar no Brasil

Aérea britânica quer iniciar voos Londres—São Paulo em março; a decisão foi publicada no Diário Oficial da União

Avião: chegada da Virgin Airways ao Brasil ocorre na esteira de outras empresas de baixo custo, como a Norwegian (Alexandre Battibugli/Exame)

Avião: chegada da Virgin Airways ao Brasil ocorre na esteira de outras empresas de baixo custo, como a Norwegian (Alexandre Battibugli/Exame)

AO

Agência O Globo

Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 19h16.

Rio de Janeiro - A companhia aérea britânica Virgin Atlantic recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos regulares internacionais no Brasil. A decisão foi publicada na edição de quinta-feira no Diário Oficial da União.

A companhia aérea, uma das maiores do Reino Unido, já tinha manifestado interesse em operar no país a partir de março, na rota Londres-São Paulo. Com sede na Noruega, a Norwegian opera rota que liga o Rio de Janeiro à capital britânica desde março de 2019.

Em entrevista ao GLOBO, em novembro passado, o bilionário inglês Richard Branson, fundador do grupo Virgin, afirmou que quer quebrar duopólio na rota São Paulo-Londres, conexão que atualmente é feita apenas pela Latam e British Airways, e fazer o preço das passagens cair.

Além da Norwegian, outras empresas low cost, como Sky Airlines, Flybondi e Jetsmart já iniciaram voos internacionais conectando o Brasil a países da América Latina e da Europa.

Desde 2019, empresas com até 100% de capital estrangeiro também podem competir no mercado aéreo doméstico brasileiro. Mas isso ainda não aconteceu.

No início deste mês, a aérea espanhola Air Nostrum anunciou que vai operar rotas domésticas regionais no país a partir do segundo semestre deste ano.

Em 2019, a Air Europa, da então espanhola Globalia, pediu autorização para competir no mercado aéreo doméstico brasileiro, mas não chegou a obter o certificado de operador aéreo para voar no país.

Logo em seguida, a empresa foi vendida para o International Airlines Group (IAG), que controla a Iberia. O IAG não obteve ainda a certificação para operação de voos domésticos no Brasil com a Air Europa.

Acompanhe tudo sobre:AnacVirgin Atlantic Airways

Mais de Negócios

Até mês passado, iFood tinha 800 restaurantes vendendo morango do amor. Hoje, são 10 mil

Como vai ser maior arena de shows do Brasil em Porto Alegre; veja imagens

O CEO que passeia com os cachorros, faz seu próprio café e fundou rede de US$ 36 bilhões

Lembra dele? O que aconteceu com o Mirabel, o biscoito clássico dos lanches escolares