Pop

'Ainda Estou Aqui': filme brasileiro que pode concorrer ao Oscar ganha novo trailer; veja vídeo

Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro são destaque do novo trailer, que estreia no Brasil em novembro

Ainda Estou Aqui: veja o trailer da aposta brasileira para o Oscar de 2025 ('Ainda Estou Aqui'/ Globoplay/ Sony Pictures/Divulgação)

Ainda Estou Aqui: veja o trailer da aposta brasileira para o Oscar de 2025 ('Ainda Estou Aqui'/ Globoplay/ Sony Pictures/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 15h31.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2025 às 15h49.

Tudo sobreCinema
Saiba mais

"Ainda Estou Aqui", longa-metragem escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma vaga no Oscar de Melhor Filme Internacional, acaba de ganhar um novo trailer estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. Com direção de Walter Salles, o título é a principal aposta do Brasil para a premiação internacional — e chega aos cinemas de todo o país no dia 7 de novembro. 

O filme foi o primeiro longa brasileiro a receber um prêmio no 81º Festival de Cinema de Veneza, de Melhor Roteiro, escrito por Murilo Hauser e Heitor Lorega. Na primeira exibição, teve mais de 10 minutos de aplausos.

"Ainda Estou Aqui" é baseado na biografia de Marcelo Rubens Paiva e se passa no Rio de Janeiro na década de 1970, em plena ditadura militar. O enredo conta a história da aparente feliz família Paiva, com Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres) e seus cinco filhos, que vivem em uma casa em frente à praia, alugada. Quando um ato violento os toma, Eunice se vê obrigada a reinventar o rumo e o destino de sua família. Fernanda Montenegro também compõe o elenco.

Veja o trailer de 'Ainda Estou Aqui'

yt thumbnail

A direção é de Walter Salles, o roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega. O elenco é composto por Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Maeve Jinkins, Antonio Saboia, Majorie Estiano, Humberto Carrão, Valentina Herzage, entre outros.

Onde assistir 'Ainda Estou Aqui', aposta brasileira para o Oscar

A produção de Walter Salles chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 7 de novembro. Antes disso, será exibido no Festival do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo, entre os dias 17 e 30 de outubro. 

Corrida do Oscar com nova esperança

O Brasil não recebe uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional desde 1999, com o título "Central do Brasil" (1998), também de Walter Salles. Naquele ano, o longa não só foi nomeado na categoria, como também Fernanda Montenegro concorria pelo prêmio de Melhor Atriz. As estatuetas foram para o filme "A Vida É Bela" (1998), de Roberto Benigni, e para a atriz Gwyneth Paltrow ("Shakespeare apaixonado", 1998).

Todos os anos, no entanto, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolhe um representante para a categoria. Em 2023, o longa escolhido foi o de Kleber Mendonça Filho, "Retratos Fantasmas". Sem um gênero muito bem definido, o título acabou não entrando para a lista de indicados. Em 2024, portanto, o Brasil completou 26 anos sem receber uma indicação ao Oscar. E nos 96 anos em que a premiação existe, o cinema brasileiro também nunca garantiu uma estatueta, em nenhuma das categorias.

Neste ano, no entanto, a corrida do Brasil pelo Oscar ganhou novas possibilidades. Com a vitória do prêmio no Festival de Veneza e os reconhecimentos no Festival de Toronto, o filme chamou a atenção da imprensa internacional e passou a ser considerado como uma das apostas para a categoria de Melhor Filme Internacional. Fernanda Torres também começou a ser considerada para a categoria de Melhor Atriz e teve sua performance elogiada por veículos como The Guardian, Variety, The Hollywood Reporter e IndieWire.

Se receber a indicação, Torres pode "vingar" a mãe, que perdeu a estatueta para Paltrow em 1999. 

As críticas internacionais sobre Fernanda Torres

"Torres entrega uma performance maravilhosa e cheia de camadas, esforçando-se para manter a casa funcionando e lutando pelo retorno do marido", diz o The Guardian.

"Eunice é completamente incorporada na performance esplêndida de Fernanda Torres", aponta o texto da Variety.

"Torres é um modelo de contenção eloquente, mostrando a dor particular de Eunice e sua fortaleza necessária pelos meios mais sutis", escreve o The Hollywood Reporter.

"A performance de Fernanda Torres como Eunice é tão espetacular quanto sua filmografia sugere, tendo marcado a si mesma como uma das melhores atrizes da América do Sul", diz a crítica do IndieWire.

Acompanhe tudo sobre:CinemaFilmesOscar 2025OscarAtores e atrizesFilmes brasileirosFernanda Torres

Mais de Pop

Carro 'aquático' viraliza nas redes ao registrar 80km/h

Novo CEO da Astronomer classifica como 'surreal' caso envolvendo antecessor em show do Coldplay

Como serão os palcos do The Town 2025? Confira as novidades da 2ª edição do festival

Malcolm-Jamal Warner, ator de 'The Cosby Show', morre aos 54 anos