Pop

'Carlota Joaquina': sessão especial leva diretora e elenco ao CEU São Pedro; filme segue em cartaz

Evento foi promovido pela SPCine, oferecido de forma gratuita ao público, e trouxe filme na versão restaurada, em 4K

'Carlota Joaquina': filme segue em cartaz nos cinemas até o fim de agosto (Divulgação)

'Carlota Joaquina': filme segue em cartaz nos cinemas até o fim de agosto (Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de agosto de 2025 às 15h53.

Última atualização em 13 de agosto de 2025 às 16h13.

Tudo sobreCinema
Saiba mais

Na última quinta-feira, 7, a diretora e o elenco de Carlota Joaquina, Princesa do Brasil estiveram no CEU São Pedro para uma pré-estreia especial do filme, 30 anos após seu lançamento original nos cinemas.

O evento foi promovido pela SPCine e oferecido de forma gratuita ao público. Carlota Joaquina foi exibido na versão restaurada, em 4K, e aprimorada com tecnologia de ponta. Logo após a sessão, houve um debate com a diretora Carla Camurati, a atriz Ludmila Dayer e a produtora Bianca de Felippes.

Lançado originalmente em 1995, Carlota Joaquina se consolidou como um marco na retomada do cinema brasileiro, período no qual a produção audiovisual nacional voltou a ganhar destaque após anos de estagnação. A trama que narra a história da infanta espanhola Carlota Joaquina (Marieta Severo), prometida ao príncipe português Dom João (Marco Nanini). Desencantada com o casamento arranjado, movida por ambições políticas, Carlota atravessa o oceano com a corte portuguesa, e oferece uma visão ácida e cômica dos primeiros anos da história do Brasil.

Emiliano Zapata, diretor de Inovação e Políticas Audiovisuais da Spcine, destacou a importância da restauração do filme para a educação e a cultura nacional: Carlota Joaquina tem a capacidade de mostrar a história sob uma perspectiva que não costumamos ver nos livros, especialmente a partir de uma protagonista mulher. A obra se conecta diretamente com temas recorrentes nos currículos escolares e, por meio de um formato lúdico e pedagógico, oferece uma rica oportunidade de debate", disse.

De volta às telonas em tempo limitado

O filme teve impacto cultural ao reafirmar uma visão histórica da figura de Carlota Joaquina como uma mulher forte, ambiciosa e controversa, com traços marcantes de sua personalidade refletidos no comportamento político e pessoal, que até hoje despertam debates. 

A produção, na época em que foi lançada, teve mais de 1,3 milhão de espectadores no Brasil, um número surpreendente para a época. No total, faturou cerca de R$ 6,4 milhões em bilheteria e foi um dos primeiros filmes da chamada "Retomada do Cinema Brasileiro", que abriu caminhos para clássicos premiados como O Que É Isso, Companheiro?, Central do Brasil, O Auto da Compadecida, Orfeu, entre outros.

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil segue em cartaz nos cinemas de todo o Brasil até o dia 28 de agosto, na versão restaurada.

Acompanhe tudo sobre:CinemaFilmesFilmes brasileirosSão Paulo capitalCultura

Mais de Pop

Sessão da Tarde hoje: qual filme vai passar na TV Globo nesta nesta quarta-feira, 13

'Chaves' com IA? Documentário com Dona Florinda vai 'reviver' personagem, diz site

Novela mais longa da história da Globo durou 13 meses e teve 341 capítulos; veja qual é

Taylor Swift: onde assistir e qual o horário do lançamento da capa de 'The Life of a Showgirl'