Virada Cultural 2025: festivais acontecem neste fim de semana (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Repórter
Publicado em 24 de maio de 2025 às 06h04.
A tão esperada Virada Cultural 2025 será realizada nos dias 24 e 25 de maio, abrangendo diversos bairros de São Paulo. Segundo informações da prefeitura, o evento contará com mais de mil atrações, incluindo shows musicais, apresentações de stand up, espetáculos infantis, feiras de artesanato, aulas abertas e mostras de cinema espalhadas pela cidade.
Com uma programação extensa e gratuita, a Virada deve reunir um grande público local e turistas, que deverão organizar seu roteiro para aproveitar cada palco.
Virada Cultural de SP: Liniker, Bello e Luísa Sonza estão entre as atrações; veja a programaçãoPara facilitar a mobilidade, a EXAME preparou um guia detalhado com as melhores opções de transporte para chegar a cada ponto do evento.
Além dos palcos montados em espaços públicos, várias unidades do Sesc oferecerão programação gratuita durante todo o final de semana. Os museus municipais e estaduais também abrirão suas portas sem cobrança de ingressos durante a Virada Cultural.
De acordo com a SPTrans, a frota de ônibus terá um aumento de 25% na circulação no domingo. Para auxiliar os passageiros, especialmente na região central, foi criado um site que indica as melhores linhas para deslocamento entre os palcos. Novas rotas foram implementadas para atender a essa demanda. Conforme a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, a CPTM funcionará ininterruptamente durante a madrugada de sábado para domingo, entre 0h e 4h.
No metrô, as estações São Bento (Linha 1-Azul), Sé (Linhas 1-Azul e 3-Vermelha), Anhangabaú e República (Linha 3-Vermelha) estarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada entre sábado e domingo. As demais estações operarão apenas para desembarque.
O palco Butantã está localizado no Instituto Previdência, na avenida Pirajussara, 4122, e fica a aproximadamente 20 minutos a pé da estação de metrô Villa Sônia, da Linha 4-Amarela. No entanto, há a opção de pegar um ônibus que faz parada em frente ao palco.
O palco Tendal da Lapa fica próximo à estação de metrô Lapa, da Linha 8-Diamante, a apenas 10 minutos de caminhada. Outra opção é utilizar o ônibus, que tem alto fluxo de linhas na região.
O palco Casa de Cultura Butantã pode ser acessado pela estação Villa Sônia, da Linha 4-Amarela, a cerca de 10 minutos a pé. Também há acesso por ônibus.
Intervalos: DJ MONGOBEAT
O Centro Cultural da Diversidade, localizado na rua Lopes Neto, 206, no Itaim Bibi, fica a 13 minutos a pé da estação Cidade Jardim, da Linha 5-Lilás. Também é possível acessar pela estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela, e pegar um ônibus, com ponto a menos de uma quadra de distância.
O palco Chácara do Jockey fica na avenida Prof. Francisco Morato, 5300, na Vila Sônia, e está a 20 minutos a pé da estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela. Também é possível chegar de ônibus ou por corrida de aplicativo.
O palco da Biblioteca Alceu Amoroso Lima fica a 20 minutos a pé das estações Oscar Freire e Fradique Coutinho, da Linha 4-Amarela, e também é acessível por ônibus ou corrida de aplicativo.
O Teatro Cacilda Becker, localizado na rua Tito, 295, está a 20 minutos de caminhada da estação Lapa, da Linha 8-Diamante, e é acessível por ônibus.
Localizada no Parque Villa-Lobos, na avenida Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, o palco é acessível via ônibus ou pela estação Villa-Lobos Jaguaré, da Linha 9-Esmeralda, ao lado do parque.
O Museu das Culturas Indígenas fica próximo ao Memorial da América Latina, ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha. A caminhada até o local é de 16 minutos.
A Biblioteca Monteiro Lobato, localizada na rua Gen. Jardim, 485, na Vila Buarque, está a 12 minutos de caminhada da estação República, da Linha 3-Vermelha.
O Edifício Oswald de Andrade, localizado na rua Três Rios, 363, sediará a programação especial Virada Cultural K-Pop, próxima à estação Tiradentes da Linha 1-Azul.