Tecnologia

2 a cada 3 novos celulares são smartphones

Segundo dados da Nielsen, a penetração desses aparelhos no mercado norte-americano foi de 54,9% em junho de 2012

Pessoas smartphones: novas aquisições têm sido, em sua maioria, de aparelhos equipados com o sistema operacional Android (Getty Images)

Pessoas smartphones: novas aquisições têm sido, em sua maioria, de aparelhos equipados com o sistema operacional Android (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 16h16.

São Paulo - A tendência mundial de adoção de smartphones vem crescendo, segundo dados levantados pela Nielsen divulgados nesta quinta-feira, 12. A pesquisa, referente ao mercado dos Estados Unidos durante o segundo trimestre do ano, mostra uma penetração de 54,9% desses aparelhos em junho de 2012.

O crescimento, segundo a empresa, é impulsionado pelo fato de dois em cada três norte-americanos terem comprado um celular inteligente em vez de um feature phone nos últimos três meses.

Concorrência

Essas novas aquisições tem sido, em sua maioria, de aparelhos equipados com o sistema operacional Android, com 54,6% dessa fatia de compradores no último trimestre.

No total, a plataforma do Google é a preferida por 51,8% dos consumidores norte-americanos, seguido de iOS (34,3%) e BlackBerry (8,1%). Considerando-se os últimos três meses, a Apple e a Research In Motion ficaram com 36,3% e 4% de share, respectivamente.

A ordem muda quando se trata de fabricantes de smartphones nos EUA: a Apple domina o mercado com 34% de participação, seguida pelos parceiros do Google no Android com Samsung (17%), HTC (14%) e Motorola (11%) entre os principais. A RIM tem 9% do mercado, enquanto a Nokia tem 0,9% de fatia com o Symbian e 0,3% com o sistema Windows Phone.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaNielsenSmartphones

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony