Tecnologia

Alibaba adapta Qwen3 ao ecossistema Apple e amplia compatibilidade com dispositivos na China

Modelo de IA Qwen3 da Alibaba agora funciona com a arquitetura MLX da Apple, ampliando compatibilidade na China

Qwen3 da Alibaba: nova versão de IA adaptada ao ecossistema Apple, com suporte para dispositivos na China (VCG/Getty Images)

Qwen3 da Alibaba: nova versão de IA adaptada ao ecossistema Apple, com suporte para dispositivos na China (VCG/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 17 de junho de 2025 às 14h18.

O grupo Alibaba lançou, em 17 de junho, uma nova versão de seu modelo de inteligência artificial Qwen3, agora compatível com a arquitetura MLX da Apple. A informação foi publicada pelo site IT Home e sugere que a Apple pode estar próxima de liberar o Apple Intelligence na China.

Embora o Apple Intelligence já ofereça suporte ao idioma chinês simplificado na versão iOS 18.4, os recursos de IA generativa ainda não foram oficialmente lançados no país. Anteriormente, a Apple avaliou parcerias com empresas como ByteDance e Baidu, mas decidiu colaborar com o Alibaba.

Adaptação do modelo Qwen3 ao ecossistema Apple

Na segunda-feira, o Alibaba anunciou a disponibilidade de toda a linha Qwen3 adaptada ao framework MLX. Os modelos foram otimizados para facilitar o trabalho dos desenvolvedores e estão disponíveis em quatro variantes de precisão: 4bit, 6bit, 8bit e BF16.

No total, são 32 modelos de código aberto compatíveis com a arquitetura MLX, permitindo implantação em uma ampla gama de dispositivos da Apple, como Mac Pro, Mac Studio, Mac mini, MacBook, iPad e iPhone, incluindo modelos com menos memória.

O framework MLX e seu impacto no desempenho

O MLX é um framework de aprendizado de máquina de código aberto, desenvolvido para funcionar de forma eficiente com chips da Apple. Ele vem ganhando espaço entre desenvolvedores por sua capacidade de treinar e executar modelos com alto desempenho.

Lançado inicialmente em abril de 2025, o Qwen3 utiliza uma arquitetura híbrida baseada em mistura de especialistas (Mixture of Experts, MoE) e capacidade de inferência híbrida. Segundo o Alibaba, o modelo supera o desempenho do Qwen2.5 e oferece suporte a 119 idiomas e dialetos.

Possível lançamento do Apple Intelligence na China

Nesta terça-feira, a Apple liberou a primeira versão beta do iOS 18.6 para desenvolvedores. No entanto, o Apple Intelligence segue desativado na China.

De acordo com o AppleInsider, a Apple trabalha no iOS 18.6 desde o início de abril e pode liberar uma prévia do Apple Intelligence para usuários chineses na versão beta pública do sistema.

Acompanhe tudo sobre:AlibabaTecnologiaInteligência artificial

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony