Tecnologia

Alibaba Cloud anuncia sete novos data centers globais e reforça expansão em 2025

Empresa acelera internacionalização com novos centros de dados e amplia portfólio de IA e serviços globais

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 22 de maio de 2025 às 15h38.

No dia 22 de maio, a Alibaba Cloud realizou em Hangzhou a Conferência de Internacionalização de Empresas Chinesas 2025. Durante o evento, o CEO do Grupo Alibaba e também presidente da Alibaba Cloud Computing, Wu Yongming, anunciou novos investimentos estratégicos voltados à expansão da infraestrutura global de computação em nuvem da companhia.

Expansão da rede global de nuvem

Segundo Wu, a globalização permanece como diretriz de longo prazo da Alibaba Cloud. A empresa intensificará os aportes em três frentes principais. A primeira é a expansão da rede global de nuvem. De acordo com o executivo, a empresa trata essa rede como seu principal produto, uma infraestrutura baseada em inteligência artificial com alcance e operação internacional.

A Alibaba já havia anunciado anteriormente que investirá mais de RMB 380 bilhões, ao longo de três anos, na construção de infraestrutura de nuvem e IA. Agora, Wu afirmou que a empresa vai acelerar a criação de uma rede global que inclui China, Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, Oriente Médio, Europa e América. Ainda em 2025, serão inaugurados sete novos centros de dados: na Malásia, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Coreia do Sul, Japão, México e Filipinas. Atualmente, a Alibaba Cloud opera 87 zonas de disponibilidade em 29 regiões.

Internacionalização de IA e fortalecimento das equipes globais

A segunda frente envolve a internacionalização dos modelos de linguagem e produtos de IA. Wu informou que a família de modelos da empresa, Tongyi Qwen, já reúne mais de 200 versões de código aberto e ultrapassa 100 mil modelos derivados. O Qwen 3 suporta 119 idiomas, incluindo dialetos e línguas minoritárias, e vem ganhando uso em mercados como Japão, Sudeste Asiático e Oriente Médio. A empresa também está ampliando a oferta internacional de soluções como Tongyi, Bailian, PAI e ferramentas de Big Data.

Por fim, a Alibaba Cloud pretende fortalecer suas equipes internacionais de consultoria, tecnologia e serviços. A meta é apoiar a expansão de empresas chinesas em mercados externos.

Diante de uma nova rodada de oportunidades históricas, a Alibaba Cloud fará investimentos estratégicos para fornecer às empresas chinesas infraestrutura, tecnologia e serviços de classe mundial”, declarou Wu Yongming.

Acompanhe tudo sobre:AlibabaChinaTecnologia

Mais de Tecnologia

AT&T compra operação de fibra residencial da Lumen por US$ 5,75 bilhões

Apple destaca oito estudantes brasileiros em competição global de programação

O produto secreto de Sam Altman e Jony-Ive, ex-Apple, que quer 'enterrar' de vez a era das telas

Internet comercial no Brasil completa 30 anos com avanços e desafios