Tecnologia

Aplicativo alertará pais sobre risco de suicídio de seus filhos

O sistema terá mecanismos que rastreiam adolescentes por meio de palavras-chaves relacionadas ao suicídio

suicidio coreia (Reuters)

suicidio coreia (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 07h51.

O governo da Coreia do Sul, um dos países com maior índice de suicídio do mundo, anunciou nesta sexta-feira (13) que lançará nos próximos meses um aplicativo que informará aos pais quando seus filhos demonstrarem sintomas de querer se suicidar.

O sistema terá mecanismos que rastreiam chats, redes sociais e buscas na internet das crianças e adolescentes por meio de palavras-chaves relacionadas ao suicídio, informou em comunidado o Ministério da Educação de Seul.

Caso o uso destas palavras revele um possível risco de suicídio dos menores, o sistema enviará alertas aos pais, já que tanto eles como seus filhos terão o aplicativo instalado em seus smartphones.

O Executivo da Coreia do Sul pretende iniciar o serviço neste ano com o objetivo que atingir escolas e universidades do país.

A ideia é que, caso os jovens estejam pensando na possibilidade de acabar com a própria vida, os pais tenham tempo de impedí-los, de acordo com o ministério.

A Coreia do Sul é o país da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com maior índice de suicídio, registrando 28,5 casos a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Escritório de Estatística de Seul de 2013.

No caso de jovens e adolescentes, os conflitos com os pais, além de outros problemas relacionados com a família, abrangem cerca de 40% dos suicídios, 10,7% por rendimento escolar e 1,4% pela prática do bullying, apontou o governo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulSoftwareINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%