Tecnologia

Aplicativo dá desconto de até 40% em multas de trânsito

Desenvolvido pelo Serpro, app tem versões para Android e iPhone

 (egdigital/Thinkstock)

(egdigital/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 14 de maio de 2018 às 15h03.

Última atualização em 14 de maio de 2018 às 18h30.

São Paulo – Um aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode dar desconto de até 40% no pagamento de multas. Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o SNE Denatran tem versões para smartphones Android e iPhones e pode ser usado por pessoas físicas que tenham um veículo em seu nome.

Regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, o sistema de notificação eletrônica foi criado para poupar o tempo que seria gasto para coordenar todos os órgãos de trânsito dos níveis federais, estaduais e municipais. Com isso, o aplicativo funciona em todo o Brasil e o desconto existe por conta da economia que o seu uso gera para os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

O cadastro no sistema de notificação eletrônica pode ser feito pelo aplicativo ou na web. É preciso informar dados como CPF, e-mail, senha, Registro da CNH e o Código de Segurança. Depois disso, é preciso registrar um veículo, informando placa e Renavan.

Com tudo preenchido, o motorista irá receber uma notificação no smartphone quando cometer uma infração e poderá pagá-la com desconto, se pedir e receber aprovação dos órgãos fiscalizadores que fazem parte do sistema. A solicitação do abatimento poderá ser feita a qualquer momento, desde que a multa não esteja com prazo de pagamento vencido.

Vale notar que pessoas jurídicas não têm acesso ao app, mas podem usar a solução na web, desde que tenham certificado digital.

*Atualizado com informações do Sepro.

Acompanhe tudo sobre:AppsTrânsito

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony