Tecnologia

Apple lança serviço de assinatura digital de conteúdo

Seguindo o modelo utilizado pelo jornal digital 'The Daily', empresa ficará com 30% de cada assinatura feita pela iTunes App Store

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 13h34.

- A Apple está lançando um serviço de assinatura de conteúdo digital voltado para revistas, jornais, vídeos e músicas comprados por sua loja online iTunes App Store.

Donos de conteúdo podem definir o preço e a duração da assinatura, o que marca uma ruptura em relação ao sistema anterior baseada em "banca de jornal" em que cada edição de uma revista, por exemplo, poderia ser comprada separadamente.

A Apple vai processar todos os pagamentos e ficar com 30 por cento da receita. Mas a companhia vai permitir que os donos de conteúdo vendam assinaturas digitais em seus sites, pelos mesmos preços cobrados na App Store. Nesse caso não haverá compartilhamento de receita.

"Nossa filosofia é simples, quando a Apple gera um novo assinante, a empresa ganha parcela de 30 por cento, quando o produtor traz um novo assinante ou usuário existente, ele fica com 100 por cento e a Apple não ganha nada", afirmou em comunicado o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs.

Pelo novo sistema, os consumidores decidem o nível de informação que fornecem aos produtores de conteúdo quando fazem a assinatura dos produtos. Como essas informações serão usadas ficará a cargo dos produtores.

A decisão de lançar um serviço amplo de assinaturas surge semanas depois que a Apple se aliou à News Corp para lançar o The Daily, a primeira publicação com assinatura disponível na iTunes.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaTecnologia da informaçãoAppleServiços online

Mais de Tecnologia

Quanto custa assinar os 12 streamings mais populares no Brasil?

Dona da Rolling Stone processa Google por resumo de IA no buscador

Reino Unido e EUA assinarão acordo tecnológico 'revolucionário' em visita de Trump

China anuncia investigação antidumping contra chips dos EUA