Tecnologia

Apps da Sky são hackeados por grupo sírio

Exército Eletrônico da Síria é considerado por pesquisadores na HP como um dos mais sofisticados em todo o mundo

O fato de não espalhar malwares não significa que os ataques não sejam prejudiciais (Reprodução INFO Online)

O fato de não espalhar malwares não significa que os ataques não sejam prejudiciais (Reprodução INFO Online)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2013 às 12h40.

São Paulo - Além de gerar suspeitas sobre recentes infiltrações, o Exército Eletrônico da Síria (Syrian Electronic Army) parece ter hackeado aplicativos para Android do grupo britânico Sky.

Em resposta aos ataques, o grupo Sky retirou todos os aplicativos da Google Play, incluindo Sky Go, Sky+, Sky Wi-Fi e Sky News. O grupo recomenda que os usuários removam os aplicativos de seus gadgets e baixem a nova versão assim que ela estiver disponível.

Segundo o The Verge, não está claro se o ataque gerou complicações a usuários ou culminou em perda de dados. Até o momento, as campanhas do grupo sírio têm se concentrado em espalhar piadas e propaganda.

O grupo, considerado por pesquisadores na HP como um dos mais sofisticados em todo o mundo, assumiu a responsabilidade por ataques a contas de redes sociais de empresas de mídia, como CBS, NPR, BBC e Financial Times.

O fato de não espalhar malwares não significa que os ataques não sejam prejudiciais. Em Abril, o grupo invadiu o perfil da Associeted Press no Twitter para espalhar uma notícia de atentado a bomba na Casa Branca, no qual Barack Obama teria sido ferido.

No início de maio, o grupo realizou outra demonstração no Twitter ao invadir o perfil do canal E! Online. A falsa mensagem veiculava uma suposta confissão homossexual do cantor Justin Bieber.

O caso da Sky difere do padrão de ataques anterior, que se concentrava no Twitter e em serviços de redes sociais. Não há informações do Google se os aplicativos enviados à Google Play continham códigos maliciosos e driblaram a verificação.

Acompanhe tudo sobre:HackersSíria

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony