Tecnologia

Ataque hacker global afeta 74 países, segundo empresa russa

Segundo a nota, o ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada na Microsoft

Hackers: "Até o momento registramos 45 mil ataques (...) em 74 países. As cifras continuam aumentando inusitadamente" (Freeimages.com/Reprodução)

Hackers: "Até o momento registramos 45 mil ataques (...) em 74 países. As cifras continuam aumentando inusitadamente" (Freeimages.com/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 12 de maio de 2017 às 15h58.

Última atualização em 12 de maio de 2017 às 16h47.

Moscou - A empresa russa de segurança cibernética Kaspersky estimou nesta sexta-feira em mais de 45 mil o número de ataques cometidos por hackers usando vírus do tipo ransomware, que afetou infra-estruturas de 74 países.

"Até o momento registramos 45 mil ataques (...) em 74 países. As cifras continuam aumentando inusitadamente", disse Costin Raiu, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky, no Twitter.

Raiu acrescentou que a mensagem do ciberataque, que afetou países como Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia e a própria Rússia, está escrita em romeno, mas não por um nativo.

A Kaspersky, que produz softwares de segurança cibernética, enviou à Agência Efe um comunicado no qual diz que identificou o rootkit utilizado para efetuar o ciberataque (MEM:Trojan.Win.64.EquationDrug.gen).

Segundo a nota, o ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada na Microsoft.

O comunicado destaca que os hackers exigem como recompensa US$ 600 em bitcoins.

"O maior número de tentativas de ataque foi detectado na Rússia", destacou a fonte.

Acompanhe tudo sobre:RússiaHackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA