Tecnologia

Bélgica proíbe Google de divulgar notícias de imprensa

Decisão da justiça do país impede o buscador de divulgar textos e fotos do jornais belgas sem autorização expressa das empresas

O Google planeja recorrer da sentença (Justin Sullivan / Getty Images)

O Google planeja recorrer da sentença (Justin Sullivan / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2011 às 14h04.

Bruxelas - Um tribunal de Bruxelas confirmou nesta sexta-feira pela terceira vez a proibição ao popular buscador de internet Google de divulgar textos e fotografias de vários jornais belgas sem o consentimento destes, explicou um porta-voz da empresa tecnológica à Agência Efe.

A sentença da Corte de Apelação de Bruxelas ratifica duas anteriores decisões de setembro de 2006 e fevereiro de 2007 nas quais os tribunais já obrigavam o Google a deixar de indexar as notícias da imprensa do país.

A Copiepresse, a sociedade de gestão dos direitos de edição de vários jornais em francês e alemão editados na Bélgica, convidou em 2006 o Google e outros motores de busca como MSN (Microsoft) e Yahoo! a negociar a presença de conteúdos de imprensa em suas páginas de atualidade, contatos que foram infrutíferos e propiciaram o início do processo perante os tribunais.

Alguns dos principais jornais por trás da Copiepresse e que conseguiram não fazer parte da página Google News são "Le Soir", "La Libre Belgique" e "La Derniére Heure".

A companhia americana está "avaliando um novo recurso", explicou um porta-voz do Google, assinalando que o caso da Bélgica "está muito afastado da relação que a empresa mantém com a maioria de editores de imprensa europeus".

Segundo a companhia, a indexação de notícias em Google através de titulares e ligações que remetem às páginas web dos jornais "fomentam a leitura da imprensa entre os internautas".

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaGoogleJustiçaMídiaServiçosTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Novo Orkut? Rede social quer conquistar o Brasil com fóruns que vão de golpe a concursos públicos

Como prever o consumo? A resposta será revelada no Scanntech (In) Motion 2025

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados