Tecnologia

Brasil é o 37º em ranking de velocidade de banda larga

País fica atrás de vizinhos como Chile, Colômbia e Argentina, segundo Akamai. Coreia do Sul lidera lista

Média de velocidade de conexão no Brasil é de 1,36 Mbps (Justin Sullivan/Getty Images)

Média de velocidade de conexão no Brasil é de 1,36 Mbps (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2010 às 14h11.

São Paulo – A Akamai, empresa especializada em mensuração e soluções para tráfego online, divulgou um relatório que mostra a velocidade média de tráfego nos 50 países com maior número de usuários online. Segundo o estudo, a Coreia do Sul tem a melhor banda larga do mundo, com uma velocidade média de 16,63 Mbps. Em seguida, aparecem Hong Kong, com velocidade de 8,57 Mbps, e o Japão, com 8,03 Mbps.

Romênia (6,80 Mbps) e Holanda (6,50 Mpbs) fecham o grupo dos cinco melhores. Os Estados Unidos aparecem na 12ª colocação, com velocidade de tráfego média de 4,6 Mbps.

Apesar de ser o quinto país em número de usuários – atrás somente da China, Estados Unidos, Japão e Índia –, o Brasil aparece como 37º no ranking quando o quesito é a velocidade de tráfego. A média de velocidade por aqui é 1,36 Mbps. O país fica atrás de vizinhos sul-americanos como Chile (2,19 Mbps), Colômbia (1,65 Mbps), e Argentina (1,55 Mbps).

O relatório mostra ainda que 15% dos usuários brasileiros utilizam conexão com velocidade inferior a 256 Kbps; 66% estão ligados a uma linha com velocidade entre 256 Kbps e 2 Mbps; 16% possuem conexões entre 2 Mbps e 5 Mpbs; e apenas 3% possui banda larga com velocidade de 5 Mbps ou superior.

Na base da lista, aparecem o Irã (0,41 Mbps), Nigéria (0,5 Mbps), e Indonésia (0,63 Mbps). Somados, os 50 países possuem 1,8 bilhão de usuários online, segundo a Akamai.

Acompanhe tudo sobre:InternetAmérica LatinaDados de BrasilBanda larga

Mais de Tecnologia

Facebook vai desativar botões de curtir e compartilhar em sites a partir de 2026

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses