Tecnologia

Bug no Gmail pode ter exposto contas de todos os usuários

Pesquisador descobriu bug que pode ter exposto os contatos de todos os usuários e pode ter deixado os e-mails expostos a spam


	Gmail: Pesquisador conseguiu coletar 37 mil endereços do Gmail em duas horas
 (Google)

Gmail: Pesquisador conseguiu coletar 37 mil endereços do Gmail em duas horas (Google)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2014 às 15h43.

São Paulo - Um especialista em segurança garante que até pouco tempo atrás qualquer pessoa poderia coletar uma lista de todas as contas do Gmail no mundo.

Segundo a revista Wired, o pesquisador Oren Hafif descobriu um bug que pode ter exposto os contatos de todos os usuários e, apesar de não expor senhas, pode ter deixado os e-mails expostos a spam, phishing e ataques para descoberta de senha.

Hafif descobriu o problema em novembro passado, quando foi capaz de coletar 37 mil endereços de e-mail do Gmail em duas horas.

A falha estaria uma ferramenta para compartilhamento de contas do Gmail que permitia ao usuário delegar o acesso da sua conta para outro usuário.

Hafif automatizou o processo com um software e conseguiu facilmente acesso a milhares de contas. A falha afetaria não apenas usuários comuns do Gmail, mas também empresas que adotaram o sistema.

O pesquisador afirma ter alertado o Google sobre o problema, mas que levou um mês para a empresa resolver a falha. Ele teria recebido ainda US$ 500 de recompensa por reportar a falha.

Procurado, o Google confirmou ter sido alertado sobre o problema por Hafif e o pagamento da recompensa, mas não quis comentar o assunto.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasInternetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoE-mail#failseguranca-digitalGmail

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%